sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Acampamento em Ibitipoca - Lugar Mágico - Muitas Saúdades

LOCALIZAÇÃO E ACESSO:

Como chegar

Para quem vem de São Paulo segue-se pela rodovia Presidente Dutra (BR-116) até a cidade de Cachoeira Paulista. De lá segue-se por Passa Quatro até Caxambu pegando em seguida a BR-267 com destino a Lima Duarte. De Lima Duarte até o Parque são 27 km de estrada de terra.



Para quem vem do Rio de Janeiro
segue-se a BR-040 sentido Juiz de Fora. Na altura de Juiz de Fora pega-se, então, a BR-267 até Lima Duarte. De Lima Duarte até o Parque são 27 km de estrada de terra. Distância da Capital (Belo Horizonte): 250 Km Distâncias de outras capitais:- São Paulo (SP): 460 km- Rio de Janeiro (RJ): 260 km- Brasília (DF): 1064 km- Salvador (BA): 1986 km- Porto Alegre (RS): 1626 km Aeroporto mais próximo: Juiz de Fora
































Clima
Ir entre dezembro e março, quando chove mais e as cachoeiras ficam ideais para banho. VegetaçãoEssa região é conhecida pela grande quantidade de bromélias e orquídeas.
A vegetação é baixa formada pelos campos rupestres e campos de altitudes. A presença de cactus, sempre-vivas, líquens e plantas carnívoras também é constante.








História e Cultura
Conceição do Ibitipoca nasceu com o Ciclo do Ouro, no final do século XVII. Hoje é alvo de muitas expedições científicas, devido às suas riquezas naturais. Nos anos 70 Ibitipoca começou a ser visitada por turistas que procuravam aventura junto à natureza.
O Parque foi criado em 1973.

Localizado no sudeste de Minas Gerais, o Parque Estadual de Ibitipoca recebe mais visitantes a cada ano que passa. As atrações são muitas: cachoeiras de águas geladas e alaranjadas (devido à decomposição da matéria orgânica vegetal), grutas dos mais diversos tamanhos, caminhadas repletas de bromélias e orquídeas e o mais famoso habitante do parque, o lobo-guará. Um lugar perfeito para quem quer esquecer a cidade grande e se divertir na natureza. É cobrada uma taxa de entrada para a visita





Circuito das Águas
Perto do camping existe a Prainha, onde é possível avistar o Rio do Salto formando várias piscinas naturais. Seguindo adiante encontra-se a Ponte de Pedra, um enorme túnel de pedra que impressiona pelo seu tamanho. Mais abaixo da Ponte de Pedra está a Cachoeira dos Macacos, a preferida de muitos aventureiros. É possível vê-la de cima e também de baixo, dependendo do fôlego do turista. O Lago dos Espelhos é um passeio mais tranqüilo que tem como destino um lago com areias brancas, lembrando em alguns momentos a praia. A cachoeira no lago dá o toque final.



Relevo
Ibitipoca apresenta uma paisagem bem peculiar com cactus, rochas e areia branca. Acredita-se que um dia essa região tenha sido mar e através de muitas metamorfoses o arenito tenha sido transformado em quartzito dando origem as diversas formas de relevo existentes. Alguns dizem que Ibitipoca é a boca de um vulcão adormecido devido as formas de ferradura de seus grandes abismo











Janela do Céu
A Janela do Céu é um mirante natural, de onde desemboca uma enorme cachoeira. Para esse passeio é necessário ter um pouco mais de disposição. Dependendo do caminho escolhido já se pode aproveitar para ver outras atrações como a Gruta do Monjolinho, dos Fugitivos, dos Três Arcos e dos Moreiras. Existem duas maneiras para se chegar à Janela do Céu: pela trilha das montanhas ou seguindo o curso do rio. Para quem for pelo rio deve-se ir primeiro até a Cachoeirinha, uma das mais lindas do Parque, e de lá seguir o rio. As águas são geladas, mas o visual compensa.
Gruta das Bromélias
Para os fãs de cavernas esse passeio é um prato cheio. A Gruta das Bromélias é a segunda maior caverna de arenito-quartzito do mundo com, aproximadamente, 3 km de galerias e salões. No Parque existem placas indicando como chegar às atrações, entretanto há bifurcações sem indicações. A presença de um guia evita caminhos errados e mais longos.



Pico do Pião
Caminhada com muitas subidas. De lá, além da vista maravilhosa do Parque encontram-se as ruínas de uma igreja destruída pela ação dos raios e tempestades.
















DICAS

Reserve no mínimo três dias para conhecer as atrações de Ibitipoca. Se você pretende acampar dentro do parque, faça sua reserva com pelo menos um mês de antecedência, pois a quantidade de barracas é limitada. Nos feriados a concentração de pessoas no parque é bastante intensa e a entrada de visitante é restrita, portanto você corre o risco de não conseguir entrar no parque. Existem áreas no parque onde o acesso está interditado por medidas de recuperação natural, por isso respeite os limites. Se você estiver de carro abasteça quando passar por Lima Duarte, em Conceição do Ibitipoca não há postos de combustível.







Um comentário:

  1. Olá, moro e trabalho em Ibitipoca, e quando precisarem, estou à sua disposição:

    JOSÉ ROBERTO GÓES BARETTA D’IBITIPOCA
    “ADMINISTRADOR DE FÉRIAS NA REDE”
    IBITIPOCA REDE INFO - RP/NETWORK COMUNICAÇÃO/INFORMAÇÃO/DIVULGAÇÃO/RELAÇÕES PÚBLICAS
    WWW.IBITIPOCA-MG-TURISMO.INFO
    www.meuorkut.com/ibitipoca
    Ibitipoca.info@gmail.com
    32 8405-6243 e 32 3281-8135
    REDE DE TURISMO/ LAZER E HOSPEDAGENS NA SERRA DE IBITIPOCA-MG-PARAÍSO ECOTURÍSTICO - COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO/INTERCÂMBIO DE INFORMAÇÕES DE SERVIÇOS/PRODUTOS/EVENTOS DE IBITIPOCA - CASAS & SÍTIOS COM CACHOEIRAS PARTICULARES – POUSADAS -HOTÉIS - CAMPINGS - CHALÉS - SUÍTES - PASSEIOS - FESTAS - BARES E RESTAURANTES - ETC.
    CASA IBITIPOCA PRODUÇÕES / IBITIPOCA INFO REDE NET CENTRAL
    ARTES GERAES YBITIPOCANAS - ARTESANATO
    Produção de Arte Gráfica e Editoração Eletrônica, Redação e Edição de Jornalismo/Fotografia/Publicidade/Marketing - Criação/Desenvolvimento/Divulgação de Marcas/Produtos e Serviços- Produção de Eventos-Comunicação e Intercâmbio de Informações da Serra de Ibitipoca-MG-Brasil.

    ResponderExcluir