quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Post aqui sua pesquisa da região Centro Oeste, até o dia 10 de Novembro

33 comentários:

  1. Giuliana/número: 13/série: sexta série A
    Unidade: São Bernardo
    O Pantanal:
    O Pantanal é a maior planície de inundação do mundo. Mais de 80% dele fica no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Ele possui uma imensa e diversificada fauna e flora. O Pantanal constitui extensa área plana, com altitudes que variam de 80 a 150 m acima do nível do mar. Essa imensa planície, levemente ondulada, pontilhada por raros morros ( isolados e rica em depressões rasas), tem seus limites marcados por variados sistemas de elevações, como chapadas, serras e maciços e é cortada por grande quantidade de rios. Curiosidades sobre o Pantanal:
    • O que as pessoas normalmente acham mais exuberante no pantanal são suas aves.
    • O Pantanal atrai cerca de 700 mil turistas por ano, 65% dos quais são pescadores
    •Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas.

    ResponderExcluir
  2. Região Centro-Oeste.

    A região centro-oeste é dividida em três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e é em Goiás que se encontra Brasília, que é a capital do Brasil.
    Com sua área de aproximadamente 1.606.371,505 km², porém ela é bem grande.
    E no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que se encontra o Pantanal, que as vezes é inundada pelo Rio Paraguai, ela tem duas feições principais:
    Cordilheiras: Pequenas elevações que não sofrem inundações; Baías ou lagos: Partes mais baixas, de formatos circulares, inundadas durante a estação chuvosa, formando lagoas.
    Seu clima predominte é o clima Tropical, mas no norte dele a região, é incuido o clima Equatorial.
    Ele tem várias bacias hidrográficas, como:
    Bacia Amazônica
    Bacia do Tocantins-Araguaia
    Bacia Platina Bacia do rio Paraná
    O centro-Oeste ele é banhado pelo rio Paraná, e também o rio Paranaíba.
    A vegetação do cerrado é a paisagem típica da região.
    Lá as vegetações são bastantes variadas, no norte e no oeste do centro-oeste é comum a vegetação Floresta Amazônica,feita por vegetação densa e exuberante.
    Mas a maioria do centro-oeste é cobrida pelo cerrado, que contém árvores e arbustos esparsos, troncos retorcidos.O cerrado não é uniforme: onde tem mais árvores que arbustos, ele é chamado de cerradão, e no cerrado que tem menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
    A floresta que tinha na região foi praticamente toda devastada.
    E ele também, vem tendo bastante urbanização nos útimos anos.

    Fonte:
    www.portalbrasil.net/regiao_centrooeste
    pt.wikipedia.org/wiki/Região_Centro-Oeste_do_Brasil

    ,nº 15
    6º série
    Chapadão.

    ResponderExcluir
  3. centro-oeste

    (Relevo)

    A Região é formada por três estado Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás onde se localiza o distrito federal o relevo da região Sul é localizada no planalto central, bem conhecida por ter terrenos antigos e aplainados por causa de erosão que formaram chapadões.no oeste de Mato grosso do sul e a sudoeste de Mato Grosso é onde ficam as depressões do pantanal.
    (Clima, vegetação e recursos minerais)

    A vegetação é variada, no planalto fica o cerrado que varia no pantanal.No sudoeste de Goiás e oeste de Mato Grosso do Sul,com tem solo fértil,e é encontado árido no nordeste goiano. Os minerais são calcários em goiás e mato grosso a água mineral cobre parte do norte goiano, níquel e ferro-nióbio em Goiás. O Brasil é o maior pais do mundo inteiro a produzir nióbio,muito utilizado na industria de altomoveis.No Mato Grosso a exportação de madeira é muito grande, mas que acaba causando graves problemas ambientais no estado.
    (Meio ambiente)

    No inicio da década de 1990 restavam vinte por cento da vegetação dos cerrados. Em Goiás, as praticas ambientais adotadas pela agropecuárias, esgotam e destroem o solo. No nordeste de Goiás e Mato Grosso, há um grande desmatamento sem controle. De 1998 a 2000, quase 900 mil hectares de florestas foram derrubados.

    6ª série
    nº11
    Chapadão

    http://www.portalbrasil.net/regiao_centrooeste.htm

    ResponderExcluir
  4. Pedro Castelli – 6ª serie A- Nº25
    Jacaré do Pantanal
    Os Jacarés do Pantanal habitam na parte central da America do Sul ,no norte da Argentina,Sul da Bolívia e no Centro oeste do Brasil,especialmente no Pantanal e nos rios do Paraguai.
    O Jacaré-do-Pantanal ou Jacaré-do- Paraguai mede entre dois a três metros de comprimento,que é o seu padrão.
    Ele põe cerca de 20 a 30 ovos no ninho nos meses de Janeiro a Março.
    Os ovos são colocados em amontoados de folhas e talos de plantas ,construído pela fêmea,que vigia o ninho até os ovos chocarem.
    Os grandes devoradores dos ninhos de Jacaré são os Quatis e os Teiús entre outros.
    Quando os filhotes nascem ficam juntos da mãe para se protegerem, e se dispersam à noite. Quando filhotes ,ele se alimentam de inseto na superfície da água.
    Apesar disso, o Jacaré-do-Pantanal é quase extinto. Terminou salvo por uma campanha de proteção e hoje sua população está em equilíbrio. Só mais uma curiosidade: ao contrário dos mamíferos, os jacarés não possuem heterocromossomo (cromossomo sexual). O que vai determinar o sexo dos embriões são a temperatura ambiente (principalmente) e as outras condições ambientais de incubação.

    Pesquisas:
    animais.bicodocorvo.com.br/.../repteis/jacare-do-pantanal
    pt.wikipedia.org/wiki/Jacaré-do-pantanal

    ResponderExcluir
  5. Onça Pintada:

    Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.
    A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país.Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
    Ela move-se silenciosamente, com cabeça abaixada: as manchas de seu pelo constituem uma perfeita camuflagem.. Ela meche sua cauda sobre a superfície do rio para atrair o peixe que ela pega com uma patada. Como o tigre, ao contrário da maioria dos felinos, ela nada frequentemente, atravessando rios e riachos.
    É carnívora. Caça veados, queixadas, capivaras e outros roedores e quando caça aves sabe imitar o seu pio. A onça pode comer até mesmo o jacaré,
    Ao nascer, o filhote pesa quase um kg. Com seis semanas já vai caçar. Fica com a mãe até um ou dois anos.
    Um exemplar adulto alcança até 1,90 m de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 kg, embora, em média, os machos pesem 90 kg e as fêmeas 75 kg.
    Características: Comprimento: macho, até 1,80 metro. - fêmea até 1,30 metro mais a cauda de 0,80 centímetro.
    Altura da cernelha: até 85 cm.
    Peso: até 115 Kg.
    Período de gestação: 95 a 111 dias.
    Filhotes de 1 a 4 por ano
    Alimentação: Queixadas, tamanduás, antas, capivaras, entre outros.

    Fonte:
    http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/onca_pintada.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/onca-pintada-4.php

    n°10
    6°Série
    Chapadão

    ResponderExcluir
  6. O Pantanal:O Pantanal está situado na porção inferior esquerda dp estado do Mato Grosso do Sul, nas fronteiras com os países vizinhos, Bolívia, Paraguai e uma pequena parte da Argentina. O Pantanal ocupa a maior planície inundavel da américa, com 230 mil km² de área distribuída em 3 países: Brasil, Bolívia e Paraguai.
    O ecossistema do Pantanal é o único no mundo, pois é constituído por diversos ecossistemas, com espécies vegetais da Floresta Amazônica, do Cerrado e da Caatinga, sendo isso chamado de complexo do pantanal.
    O Pantanal apresenta um período de cheias entre novembro e maio e um perído de estiagementre julho e outubro, isso (esse perído de cheias e estiagem) influência bastante para a enorme variedadede fauna e flora.

    Jacaré do Pantanal:Jacaré-do-Pantanal ou Jacaré-do-Paraguai (nome científico: Caiman yacare) é um jacaré que vivi na parte central da América do Sul, no norte da Argentina, sul da Bolívia e Centro-Oeste do Brasil, principalmente no Pantanal e nos rios do Paraguai. Em castelhano é chamado yacaré-negro.
    Mede entre dois a três metros de comprimento e seu padrão de coloração é bastante variado, sendo o dorso particularmente escuro, com faixas transversais amarelas, principalmente na região da cauda. Mesmo com a boca fechada é possivel ver muitos dentes, às vezes também chamado jacaré-piranha. A sua alimentação é constituída por peixes, moluscos e crustáceos. As fezes desse jacaré servem de alimento para muitos peixes.
    Ele põe seus ovos, que podem ser uma quantidade de 20 a 30 dentro de um ninho na mata nos meses de Janeiro a Março. Período de incubação: 70 a 80 dias. A temperatura corporal do jacaré-do-pantanal é de 25 a 30 graus.

    Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9-do-pantanal e
    Livro de Geografia do Projeto Araribá


    Igor
    n°:13
    Chapadão

    ResponderExcluir
  7. A região centro-oeste é dividida em três estados eles são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e em Goiás que se encontra Brasília, que é a capital do Brasil.Com sua área de aproximadamente 1.606.371,505 km², porém ela é bem grande.
    O Tuiuiú:
    Tuiuiú é o nome de uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai. O tuiuiú também é conhecido como jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). Ele é conhecido principalmente como jabiru no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar a cabeça seca. O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg.O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

    ResponderExcluir
  8. A região centro-oeste é dividida em três estados eles são: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e em Goiás que se encontra Brasília, que é a capital do Brasil.Com sua área de aproximadamente 1.606.371,505 km², porém ela é bem grande.
    O Tuiuiú:
    Tuiuiú é o nome de uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai. O tuiuiú também é conhecido como jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). Ele é conhecido principalmente como jabiru no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar a cabeça seca. O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg.O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.


    nº32
    Chapadão

    ResponderExcluir
  9. A Região Centro-Oeste abrange três estados:
    . Goiás capital Goiânia
    . Mato Grosso capital Cuiabá
    . Mato Grosso do Sul capital Campo Grande
    . Brasilia fica no Distrito Federal que não é um estado. Tendo como relevo: Planalto Central; Planalto Meredional; Planície do Pantanal. Essa região é abastecida por três grandes bacias hidrográficas.São elas: Bacia Amazônica; Bacia do Tocantins-Araguaia; Bacia Platina. Com seu clima Tropical. É a região considerada a menos populosa,com 10.501.480 habitantes.
    Em termos de economia , baseou inicialmente na exploração de garimpos de ouro e diamantes,sendo substituída pela pecuária. O turismo é a atividade que vem desenvolvendo na região conforme o tempo,atraindo vários visitantes que adoram observar paisagens das chapadas encontradas nos estados de Goiás e Mato Grosso e as belezas do Pantanal. Sua vegetação estão : Floresta Amazônica; Cerrado e Complexo do Pantanal. A comida típica da região são : nos estados de : Goiás,arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado. No estado do Mato Grosso : é a mojica, feita com o peixe pintado. No estado do Mato Grosso do Sul:arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha.A maioria de suas comidas é feita com peixes e também com carne.No Distrito Federal :churrasco, galinha ao molho pardo.Possui qualquer tipo de comida.

    Nome: Amanda Rodenas Nº: 03
    série : 6ª série A São Bernardo.

    ResponderExcluir
  10. Caroline Campache,Número: 6,São Bernardo.30 de outubro de 2010 às 10:56

    A vitória-régia

    A vitória-régia ou também denominada victória-régia é uma planta aquática, e ela é típica da região amazônica.A vitória-régia tem uma grande folha em forma de círculo possuem as bordas pronunciadas e levantadas, que fica sobre a superfície da água boiando, e essa folha que pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.
    Em cima desta folha existe a sua flor, só que a floração ocorre desde o início de março até julho,e esta flor é branca muito bonita só que ela abre-se apenas à noite, a partir das seis horas da tarde, e tem uma divina fragrância, ela se mantém aberta até aproximadamente às nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, é o dia da polinização, a flor é cor de rosa e é muito bonita. Assim que as flores se abrem,ela tem um forte odor e o forte odor atrai os besouros polinizadores, que a adentram e nelas ficam prisioneiros. Hoje existe o controle por novas tecnologias em que é possível controlar o tamanho dos pratos e com isso é muito usada na paisagem urbana tanto em grandes lagos e pequenos espelhos d'água.
    E também existe o suco que é extraído de suas raízes,esse suco é utilizado pelos índios como tintura negra para os cabelos, e esse suco é também utilizado como folha sagrada nos rituais da cultura afro- brasileira e denominado como Oxibata.

    A lenda da vitória-régia

    Os pajés tupis-guaranis, contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, e parecia descer por trás das serras existentes,e ia viver com suas virgens prediletas.E eles diziam ainda que se a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu.Então Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, ficou impressionada com a história. E à noite, quando todos dormiam e a Lua andava pelo céu, ela querendo ser transformada em estrela, subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que a lua a visse.
    E assim fazia todas as noites, durante muito tempo. Mas a Lua parecia não vela e dava para ouvir seus soluços de tristeza.Mas em uma noite, a índia viu, nas águas límpidas de um lago, a figura da lua. A pobre moça, imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, se atirou nas águas profundas do lago e nunca mais foi vista.
    A lua então quis recompensar o sacrifício da bela jovem, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente das outras daquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória Régia. Assim, nasceu uma planta que as flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol e ficam rosadas.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria-r%C3%A9gia
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-lendas-e-mitos-do-folclore/a-lenda-da-vitoria-regia.php
    http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-regia.html

    Carol
    6°Série
    Número: 6
    Unidade São Bernardo

    ResponderExcluir
  11. O lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul, mede cerca de 1metro e 30 e pesa entre 20 e 25 kg. A sua pelagem característica é avermelhada por todo o corpo, exceto no pescoço,lombo, patas e ponta da cauda que são de cor preta,podendo na ponta da cauda,das orelhas e do papo ser da cor branca. Ao contrário dos lobos, esta espécie não forma alcatéias e tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução.
    A gestação dura em média 65 dias e resulta em ninhadas de até seis crias sendo dois o número médio de crias que nascem entre junho e setembro. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e pesam entre 340 gramas e 410 gramas. Sua maturidade sexual acontece com um ano de idade. o lobo guará tem seus filhotes somente no mês de junho e quando nascem a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho.
    O lobo-guará caça preferencialmente de noite e ataca pequenos mamíferos roedores e aves, mas a sua dieta tem uma forte componente onívora. Estes animais são bastante dependentes da lobeira e estabelecem com esta planta uma relação simbiótica: sem os frutos da lobeira o lobo-guará morre de complicações renais causadas por nemátodos, e em contrapartida tem um papel fundamental na dispersão das sementes desta planta.


    vitor balista
    n°31
    Chapadão

    ResponderExcluir
  12. Tucano

    Pertence á classe das aves, família Ramphastidae e é do gênero Ramphastos.
    O tucano é um animal onívoro, ele se alimenta de insetos,lagartos,ovos,filhotes de outros pássaros e de frutas. Seu habito alimentar é diurno.
    Seu bico é formado de uma estrutura óssea areada.
    O tucano se reproduz no final da primavera e a fêmea bota de 2 a 4 ovos em ninhos localizados no alto do tronco das arvores .
    O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos , os quais se eclodem entre 16 e 20 dias.
    Ao nascer sua aparência é desproporcional , seu bico é grande e o corpo pequeno.
    Seus olhos só se abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes ate eles saírem do ninho, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.
    O bico é a mais notável característica dos tucanos, sendo útil para apanhar frutos em locais difíceis , descasca-los, intimidar outros animais,perfurar madeira,sondar a lama e impressionar as fêmeas. O bico também é usada para jogar frutos um no outro, no ritual de acasalamento.

    Lais /numero 17/6 serie/ unidade chapadão

    ResponderExcluir
  13. Leonardo.Blanco.Ordonho 6ªA Nº21
    (SÃO BERNARDO)

    Veado do campo:

    Características:apesar de seu tamanho,comparável ao de um burrico,ele quase não dispõe outra defesa,além da agilidade de suas pernas finas e nervosas.Caçado diariamente, sobre tudo pelo homem, o Veado do campo passa boa parte de sua vida correndo para sobreviver.
    Seu habitat,são os campos.Prefere os descampados secos e não entra nas matas.É um animal herbívoro e sua reprodução é um filhote por vez,após 9 meses de gestação.
    Seus principais predadores mortais são as onças.
    Infelizmente é uma espécie ameaçada de extinção.Embora protegido por leis,o veado do campo vai escasseando nos campos do centro-oeste,onde era tão abundante algumas décadas atrás!

    ResponderExcluir
  14. Capivara:

    A capivara é o maior roedor herbívoro do mundo, Alimenta-se de capins e ervas, comuns em várzeas e alagados, e pode chegar a pesar até 80 kg. É uma excelente nadadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Ela pode permanecer submersa por alguns minutos. A capivara também é conhecida por dormir submersa com apenas o focinho fora d'água.No Pantanal, seus principais períodos de atividade são pela manhã e à tardinha, mas em áreas mais críticas podem tornar-se exclusivamente noturnas. Nas décadas de 60 e 70 as capivaras foram caçadas comercialmente no Pantanal, por sua pele e pelo seu óleo que era considerado como tendo propriedades medicinais. Estudos posteriores indicam que pode haver, no mínimo, cerca de 400 mil capivaras em todo o Pantanal. Nas regiões ao longo do Rio Paraná no sul do Brasil e norte da Argentina, as capivaras são freqüentemente capturadas e aprisionadas para criações em cativeiro ou para serem abatidas como carne de caça. Entretanto, no Brasil, esta prática tem de ser precedida de projeto e licenciada pelos órgãos de controle ambiental sob pena de configurar crime ambiental, já que a capivara é uma espécie protegida por lei.

    Laura Zago Fahl nº:20 6ªA
    Unid:São Bernardo

    ResponderExcluir
  15. O Tuiuiú:
    Tuiuiú é o nome de uma ave ciconiforme da família Ciconiidae. É considerada a ave símbolo do Pantanal e é encontrada desde a Região Norte até São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde o México até o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, sendo que as maiores populações estão no Pantanal e no Chaco oriental, no Paraguai. O tuiuiú também é conhecido como jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). Ele é conhecido principalmente como jabiru no sul do Brasil, enquanto que o nome tuiuiú é usado para designar a cabeça seca. O tuiuiú é uma ave pernalta, tem pescoço nu, preto, e, na parte inferior, o papo também nu e vermelho. A plumagem do corpo é branca e a das pernas é preta. Ele chega a ter 1,4 metros de comprimento e mais de 1 metro de altura, e pesar 8 kg.O habitat do tuiuiú são as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea forma seus ninhos no alto dessas árvores com ramos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.Sua alimentação é basicamente composta por peixes, moluscos, répteis, insetos e até pequenos mamíferos. Também se alimenta de pescado morto, ajudando a evitar a putrefação dos peixes que morrem por falta de oxigênio nas épocas de seca.

    Fonte:

    WWW.google.com.br

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuiui%C3%BA

    Bruno
    N°3
    6ª Série- Chapadão

    ResponderExcluir
  16. Os jacarés são répteis carnívoros muito semelhantes ao crocodilo. O que os diferencia é que os jacarés possuem a cabeça mais curta e larga e também possui membranas interdigitais nos polegares traseiros. Podem pesar até 80 kg e atingir 5m de comprimento.
    Possui cerca de 80 dentes, mas só os usa quando a presa é grande, pois segura a presa e sacode até que se despedace. Quando a presa é pequena, o jacaré apenas engole. Há no Brasil cinco espécies de jacarés espalhadas em várias regiões.
    Durante o dia os jacarés se juntam em bandos para tomar sol e saem à noite para caçar. Normalmente a caça é feita dentro da água. Alimentam-se de peixes, aves, moluscos e pequenos mamíferos que ficam nas margens dos rios.
    As fêmeas põem seus ovos nas margens dos rios usando folhas soltas para esconder o ninho. Os jacarés atacam o homem quando sentem que seu ninho está ameaçado. Os filhotes, após aproximadamente 80 dias, nascem parecidos com os pais, porém com 25 cm de comprimento. Chegam à fase adulta aos cinco anos de idade onde terá aproximadamente 1,8m de comprimento.
    Álvaro
    n°2
    6ª Série-são bernardo

    ResponderExcluir
  17. Arthur Pereira Catuaba5 de novembro de 2010 às 05:39

    A sucuri é uma cobra muito assustadora porque é enorme, pode medir até 8 metros e pesar até 150 quilos.
    Seu corpo, do pescoço até o rabo tem desenhos parecidos com a letra O. Na cara ela tem dois riscos, um de cada lado.
    Ela vive Amazônia, nas regiões alagadas, cavernas e na floresta sempre perto das margens dos rios. Essa Sucuri de que estamos falando é chamada de Sucuri-verde.
    Também existem outras espécies de Sucuris em diversos lugares da América do Sul.
    Ela é um bicho carnívoro, portanto come peixes, sapos, macacos, jacarés, aves, tartarugas, antas. Se ela está com fome e o bicho está por perto, ela não escolhe muito, come qualquer bicho.
    De um modo geral, elas atacam qualquer bicho que pese a mesma coisa ou menos do que ela. Essas cobras evitam se aproximar com humanos, afinal eles não são seu prato preferido. Se necessário elas atacam os humanos com uma mordida, muito rara a história da Sucuri que comeu gente (só mesmo se ela estiver faminta e sem outra opção).
    Elas ficam ativas ao entardecer e a noite. As Sucuris não são peçonhentas, ou seja, elas não matam usando veneno. Para caçar, elas esperam nas margens dos rios e quando a caça se aproxima para beber água, elas atacam no pescoço. Depois abraçam a presa e apertam, matando por constrição ou afogada dentro do rio. Devido a sua reprodução as sucuris chocam seus ovos dentro do corpo durante mais o menos 240 dias.

    ResponderExcluir
  18. Pedro 6ªA Unidade São Bernardo

    Macaco-Prego



    Alimentam-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. Podem viver em bandos de até 50 indivíduos. Os macacos-prego são considerados os primatas mais inteligentes das Américas. É o único primata neotropicall que frequentemente utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos duros, também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores, e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.
    Existem relatos que são capturados por tipo de Gavião chamado de Gavião Pega Macaco. Outros tipos de predadores são: cobras, águias como a harpia e alguns felinos maior que ele.
    Ocorre uma vez ao ano, com uma única cria, cujo período de gestação é de cerca de 6 meses.
    Os adultos pesam entre 1,1 quilos e 3,3 quilos, e os filhotes têm peso de cerca de 260 gramas.
    As espécies possuem uma grande variação na cor dos pelos, variando de amarelo-claro até marrom-escuro, o alto da cabeça, pernas e cauda são sempre numa cor mais escura

    ResponderExcluir
  19. Onça-Pintada

    Aproximadamente a cabeça da onça-pintada é maior que seu corpo.Uma onça adulta pode chegar á 2,60m de comprimento e em torno de 115kg,os machos,em média,pesa 90kg e as fêmeas 75kg.A altura é mais ou menos 70cm e por isso é o maior felino da América.
    A onça-pintada necessita de 2kg de alimento por dia e também é considerado o maior mamífero carnívoro do Brasil.
    A onça-pintada é carnívora e alimenta-se de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e etc.
    Esta espécie abita os Estados Unidos,Argentina e algumas florestas do Brasil.
    Eles vivem cerca de 12 anos soltos na natureza e 20 anos em cativeiro.
    O acasalamento da onça-pintada ocorre a qualquer época do ano e a fêmea pode gerar de 1 a 4 filhotes.O período de gestação pode ser de 95 a 110 dias.

    Larissa Lima
    6º série
    Chapadão

    ResponderExcluir
  20. Nome:Barbara strumendo Numero:34 Serie extaA Unidade:chapadão
    Animal:Tuiuiú

    Devido a beleza exuberante, chama a atenção dos turistas que frequentam o Pantanal.
    O habitat do tuiuiú é as margens dos rios, em árvores esparsas. A fêmea faz seus ninhos no alto dessas árvores com galhos secos e a ajuda do companheiro. Os ninhos são feitos em grupos de até seis, às vezes juntos a garças e outras aves. A fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos.

    Alimenta-se de insetos, peixes, anfíbios, moluscos, crustáceos, pequenos répteis e mamíferos. Podem comer até animais mortos, em começo de decomposição.
    É uma ave que realiza movimentos migratórios.E a mairia esta nocalizada na região Centro-oeste

    ResponderExcluir
  21. A onça pintada.

    A onça pintada é carnivora, caça veados, queixadas, macacos, antas, gado bovino, capivaras e outros roedores.
    Algumas vezes ela perde a parada para algum touro,para um bando de queixadas.Com suas unhas,, não perdoa sequer o peixes, arranca-os de dentro da água e dá tapas.
    A onça come até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque, e ela ainda pode comer uma jibóia.
    A pelagem tem um desenho caracteristico dela.Com a pele salpicada de rosetas, que consistem num círculo.O pelo malhado disfarça-lhe a presença confundindo-a com o ambiente. Ela move-se muito silenciosamente, com a cabeça bem abaixada, as manchas de seu pelo fazem uma perfeita camuflagem.
    A onça é uma boa pescadora, ela agita a calda sobre a superficie do rio para atrair o peixe que ela pega com uma patada. A onça pintada a primeira vista, parece muito com o leopardo. Contudo exames mais detalhados mostram quem sua padronageem de pelo apresenta algumas diferenças significativas.
    A cabeça da onça é proporcionalmente maior em relação ao corpo. Um exemplar adulto consegue algcançar até 1,90 m de comprimento.Chegando a pesar em torno de 115 kg, embora em média, os machos pesam 90 kg e as femeas pesam 75 kg. A altura da cernelha é de aproximadamente de 70 cm. A onça pintada é uma exelente caçadora.
    As patas curtas não lhe permitem que ela tenha uma longa corrida, porém lhe proporcionam uma grande força e muita velocidade que é fundamental para domirar animais.
    A onça pontada ataca direto na cervical do animal, graças a sua poderosa mandibula.
    Aluna: Loreena Oliveira
    Série: 6ª A Manhã. Unidade: São Bernardo Professor: Adalberto
    Numero: 22

    Fontes: Livro de geografia projeto araribá.

    ResponderExcluir
  22. Jacaré
    O jacaré ao contrário do que os outros pensam ele não é lento, e se for dar o bote tem mais velocidade ainda.Dentro da água o ataque de um jacaré pode ser mortal.
    O jacaré é um animal carnívoro e como qualquer coisa que seja saudável.
    O que mais assusta nesse animal é os dentes enormes e o tamanho de sua boca que cabe 70 ou 80 dentes.Ele pode variar de 60 cm(jacaré anão)até 6 metros e meio(jacaré açú)e pode pesar de 3 a 500 quilos.Quando a presa é pequena ele engole inteiro.Quando é maior o jacaré segura ele pela boca e balança até que se despedace.
    A reprodução deles são de julho a outubro.A fêmea coloca de 20 a 40 ovos que ficam chocando entre 60 e 90 dias,dependendo da temperatura.
    Nome:Giovana Leite
    nº9
    Unidade Chapadão

    ResponderExcluir
  23. Centro-Oeste é umas das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.
    A Região Centro-Oeste é dividida em quatro: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica a capital do Brasil.
    A região Centro Oeste é um território grande, sendo a segunda maior do país, mais a região Centro Oeste e de pouca população, perdendo apenas para a região Norte.
    O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:
    Planalto Central, Planalto Meridional, Planície do Pantanal.
    O clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso.
    A Região Centro-Oeste é drenada por muitos rios.
    No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil
    Iara Martins n: 12
    6 serie chapadão

    ResponderExcluir
  24. Lobo-guará vem do tupi agoa'rá, que significa "pêlo de penugem".O Lobo Guará está entre os animais que sofrem sérios riscos de extinção dentro de nossa fauna. Ele é um canídeo grande e de aspecto elegante, que tem como habitat natural a América do Sul. É um animal exclusivo do cerrado e sua aparência assemelha-se mais à de uma raposa que de um lobo. Isso ocorre, devido às suas pernas longas e finas. Seus hábitos são exclusivamente noturnos, eles passam toda a madrugada embaixo de árvores, esperando que as frutas caiam. Solitários, eles se juntam, no máximo, aos pares. Essa característica é a principal diferença, além da física, dos lobos europeus que vivem em matilhas e são bem mais agressivos.
    A sua alimentação é variada: comem desde pequenas cutias, pacas, aves, répteis, até frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos. Vivem em média 13 anos.
    Extinção: A principal causa da possível extinção é a diminuição do cerrado e a caça predatória.A grande quantidade de gado e as queimadas, também, são fatores que interferiram na continuação em abundância da espécie.
    Curiosidades: O Lobo Guará tem seus filhotes somente no mês de junho e, quando eles nascem, a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. Esse mamífero tem um sentido muito grande de família. Geramente, são apenas dois por gestação.

    João Vitor nº: 19
    6ªsérie A
    São Bernardo
    Fonte: www.google.com.br

    ResponderExcluir
  25. N: 1 /serie : 7° B /unidade São bernardo *.*

    Vegetação

    O clima da região é tropical semi-úmido, com freqüentes chuvas de verão. A vegetação, de cerrado nos planaltos, é variada no Pantanal. No sudoeste de Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul, o solo é fértil, em contraste com a aridez do nordeste goiano. Os recursos minerais mais importantes são calcário (em Goiás e Mato Grosso), água mineral, cobre amianto (no norte goiano), níquel e ferro-nióbio (em Goiás).

    A vegetação do cerrado é a paisagem típica da região.

    No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
    Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.
    Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'água ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantém. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.
    : Floresta Amazônica (norte e oeste), Cerrado (região central) e Complexo do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

    Fontes : Wikipédia, sua pesquisa, portal Brasil .

    ResponderExcluir
  26. Rafaella Mangabeira
    Numero:15
    7 série B-São Bernardo

    Trabalho sobre a cultura do Mato Grosso do Sul

    A cultura de Mato Grosso do Sul é o conjunto de manifestações artístico-culturais desenvolvidas pela população sul-mato-grossense. A cultura tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território. Mato Grosso do Sul,oferece características histórico-culturais diferenciadas das demais regiões do país. Grande parte da superfície desse Estado é considerada a maior área inundável do continente americano - o Pantanal. Seus habitantes são pessoas simples e guardam em suas memórias, histórias que contam como se formou essa parte do continente.

    Artesanato
    O artesanato é um segmento da cultura do Estado, de singular importância não só para manter viva a cultura deste povo, mas principalmente, para divulgar a própria singularidade e o "modus vivendi"do artesão. O artesanato mato-grossense reflete o dia-a-dia e os costumes de vida do próprio artista e da cuiabania em geral. Sua origem está na praticidade com que o homem mato-grossense procurava suprir a falta de determinados objetos e utensílios domésticos, que a dificuldade de obtenção lhe aflingia, seja pela distância de centros abastecedores, seja pela falta de recursos financeiros. Daí a criação. Daí o artesanato.
    A cerâmica típica do artesanato mato-grossense, de barro cozido em forno próprio, pode ser de suas categorias. Aqueles destinados à ornamentação, como vasos, objetos de enfeite, cinzeiros, etc, e ainda aqueles utilizados como utensílios domésticos, como potes, panelas, pratos, etc. Existem características próprias de desenho, formato, adereços e enfeites, que diferenciam a cerâmica mato-grossense da de outros Estados.

    Festas
    Um dos importantes marcos da nossa cultura que ainda se mantem ilesa de qualquer influência progressista, é a tradição dos costumes e festas religiosas, realizadas por ocasião da comemoração aos santos de devoção popular. É o caso das festas em louvor a São Benedito, a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. É importante lembrar que a festa de São Benedito (geralmente realizada na última semana de junho e com encerramento no primeiro domingo de julho), apesar de ter características semelhantes à do Senhor Divino, não tinha a mesma magnitude, uma vez na primeira predominava a participação popular, enquanto na segunda, era a alta sociedade cuiabana que liderava os festejos.

    Danças tipicas
    Em Mato Grosso do Sul, as quadrilhas estão restritas às escolas e algumas associações, numa tentativa de aproveitamento folclórico. São raros os grupos originais, geralmente do meio rural, que conservam algumas partes da quadrilha, como as contra danças inseridas nas comemorações locais.

    ResponderExcluir
  27. Centro-Oeste / Distrito Federal

    O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, onde se localiza a capital federal Brasília, cujos limites coincidem com os do próprio Distrito Federal. A capital foi fundada em 21 de abril de 1960. Foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto do presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a capital federal localizava-se na cidade do Rio de Janeiro, antecedida por Salvador.
    Geomorfologia e relevo
    Áreas planas e elevadas, colinas arredondadas e chapadas intercaladas por escarpas. Assim é caracterizado o relevo dominante do Distrito Federal. Ao norte e ao sul pequenas diferenças podem ser percebidas na paisagem.
    Norte: relevo acidentado, com vales profundos chamados "vãos".
    Sul: são comuns os vales abertos e as encostas pouco íngremes.
    Altitudes. 1.100 metros é a média, tendo como ponto mais elevado a Chapada da Vendinha, localizada a noroeste com 1.349 metros.
    Situada em uma vertente está a cidade de Brasília; quanto mais próxima do rio Paranoá menor será sua altitude, chegando a 1.152 metros no centro de Brasília.
    Clima
    O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e frio.
    Vegetação
    A vegetação típica do Distrito Federal é o cerrado. Essa vegetação tem como características os troncos retorcidos, folhas e cascas grossas


    Gabriela nº 07
    7ªSérie B
    São Bernardo
    Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_Federal_(Brasil)

    ResponderExcluir
  28. Região Centro-Oeste.

    A região centro-oeste é dividida em três estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e é em Goiás que se encontra Brasília, que é a capital do Brasil.
    Com sua área de aproximadamente 1.606.371,505 km², porém ela é bem grande.
    E no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que se encontra o Pantanal, que as vezes é inundada pelo Rio Paraguai, ela tem duas feições principais:
    Cordilheiras: Pequenas elevações que não sofrem inundações; Baías ou lagos: Partes mais baixas, de formatos circulares, inundadas durante a estação chuvosa, formando lagoas.
    Seu clima predominte é o clima Tropical, mas no norte dele a região, é incuido o clima Equatorial.
    Ele tem várias bacias hidrográficas, como:
    Bacia Amazônica
    Bacia do Tocantins-Araguaia
    Bacia Platina Bacia do rio Paraná
    O centro-Oeste ele é banhado pelo rio Paraná, e também o rio Paranaíba.
    O cerrado divide-se em:

    * Cerradão: presença arbórea acima de 60% da área, com um pequeno espaçamento entre as árvores, o que torna a mata fechada.
    * Cerrado típico: vegetação localizada nos latossolos profundos e bem drenados no Brasil Central. Ocorre em áreas extensas, formadas por uma camada de gramíneas e uma cobertura florestal que varia de 10% a 60% da área.
    * Campo limpo: localizado em solos mais rasos. Região campestre com inexpressiva presença de árvores.
    * Campo sujo: ocorre em solos pouco ou mais profundos que o campo limpo. Existe uma pequena presença arbórea (cerca de 10%). A grande variedade topográfica, edáfica e de umidade proporciona a variedade de espécies da região.(Caetano, 2004).
    Clima, vegetação e recursos minerais:

    O clima da região é tropical semi-umido, com frequentes chuvas de verão. A vegetação, de cerrado nos planaltos, é variada no Pantanal. No sudoeste de Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul, o solo é fértil, em contraste com a aridez do nordeste goiano. Os recursos minerais mais importantes são calcário (em Goiás e Mato Grosso), água mineral, cobre, amianto (no norte goiano), níquel e ferro-nióbio (em Goiás). O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, muito utilizado na indústria automobilística. Em Mato Grosso, aumenta a exploração da madeira, cuja retirada predatória cria um dos mais graves problemas ambientais do estado.

    População e transportes:

    Os principais centros urbanos da região são Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Dourados e Anápolis. O estado de Goiás possui a segunda melhor e mais conservada malha rodoviária do país, apenas atrás de São Paulo. O aeroporto internacional de Brasília, possui tráfego intenso e fica apenas atrás dos de São Paulo e Rio de Janeiro. O Aeroporto de Santa Genoveva (Goiânia) e os de Campo Grande e Cuiabá possui razoável infra-estrutura e movimento pequeno. Existe um razoável movimento de cargas fluviais nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    julio cesar nº18
    7ªSérie B
    São Bernardo
    fontes:http://www.portalbrasil.net/regiao_centrooeste

    ResponderExcluir
  29. Os estados que pertencem a Região Centro-Oeste e suas capitais que são quatro:Goiás(Goiânia),Mato Grosso(Cuiabá),Mato Grosso do Sul(Campo Grande) e é na Região Centro-Oeste que fica a capital do Brasil,que é Brasília.A Floresta Amazônica,a Mata Atlântica,oCerrado e o Complexo do Pantanal são áreas que predominam até os dias de hoje na Região Centro-Oeste.Todas esses tipos de vegetação foram devastadas,mas a que mais foi devastada foi a Mata Atlântica.A Floresta Amazônica está associada ao clima equatorial úmido.Também predomina os clima subtropical e tropical.Grande parte dos rios da Região Centro-Oeste,tem grande potencial de gerar energia elétrica,devido as corredeiras e as quedas d'água.Devido a isso,várias usinas hidrelétricas foram construídas para gerar energia na região.
    Felipe Althmann
    n°6
    6° Série B
    São Bernardo

    ResponderExcluir
  30. Beatriz/Nº3/ 7ªB/ São Bernardo


    A REGIÃO CENTRO-OESTE

    A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país.
    Relevo: A região Centro-Oeste engloba os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da região, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo Rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.
    Clima, vegetação e recursos minerais: O clima da região é tropical semi-umido, com frequentes chuvas de verão. A vegetação, de cerrado nos planaltos, é variada no Pantanal. No sudoeste de Goiás e no oeste de Mato Grosso do Sul, o solo é fértil, em contraste com a aridez do nordeste goiano. Os recursos minerais mais importantes são calcário (em Goiás e Mato Grosso), água mineral, cobre, amianto (no norte goiano), níquel e ferro-nióbio (em Goiás). O Brasil é o maior produtor mundial de nióbio, muito utilizado na indústria automobilística. Em Mato Grosso, aumenta a exploração da madeira, cuja retirada predatória cria um dos mais graves problemas ambientais do estado.
    Economia: E economia da região, baseou-se inicialmente, da exploração de garimpos de ouro e diamantes, sendo posteriormente substituídas pela pecuária. A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília e a construção de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento.
    Urbanização: A região Centro-Oeste vive intenso processo de urbanização. Na década de 70, a população rural representava cerca de 60% do total de habitantes. Em apenas dez anos, o percentual caiu para 32%, até atingir 15,6% em 1996 (cerca de 84,4% de população urbana). Essa progressão se dá não só pelo êxodo rural, mas pelo aumento do fluxo migratório de outros estados brasileiros para os centros urbanos do Centro-Oeste.
    Consequência direta dos programas de mecanização da agricultura, a migração do campo, modifica a distribuição demográfica da região. A nova configuração exige dos estados, investimentos em infra-estrutura urbana e serviços. A mobilização, contudo é insuficiente. Atualmente a região registra indicadores sociais e de qualidade de vida abaixo da média brasileira. Uma exceção é o Distrito Federal, detentor das melhores taxas de escolaridade e da mais elevada renda per capita, da quantidade de veículos e telefones por habitante, de todo o país.
    População e transportes: Os principais centros urbanos da região são Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Dourados e Anápolis. O estado de Goiás possui a segunda melhor e mais conservada malha rodoviária do país, apenas atrás de São Paulo. O aeroporto internacional de Brasília, possui tráfego intenso e fica apenas atrás dos de São Paulo e Rio de Janeiro. O Aeroporto de Santa Genoveva (Goiânia) e os de Campo Grande e Cuiabá possui razoável infra-estrutura e movimento pequeno. Existe um razoável movimento de cargas fluviais nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


    FONTES : http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil
    http://www.portalbrasil.net/regiao_centrooeste.htm

    ResponderExcluir
  31. Os jacarés do Pantanal são diferentes dos da Amazônia. O do Pantanal mede até 2,5m e se alimenta de peixes e é quase inofensivo ao homem . Enquanto o da Amazônia é um pouco maior (quase 6 metros) e ataca quando ameaçado. Já os crocodilos da Ásia , ainda maiores , por volta de 7 metros , atacam pessoas sem dó. Pegam pra matar.


    Jacaré do Pantanal


    CARACTERISTICAS:

    O jacaré-do-pantanal pertence ao grupo dos répteis, sendo assim têm o corpo recoberto por uma pele seca e protegido por escamas. Possui caldas e um sistema digestivo completo.Esse animal tem a cabaça larga e arredondada. Quando fecha a boca, seus dentes não aparecem. Podem viver de 25 a quarenta anos e habitam as regiões tropicais, geralmente às margens dos rios.

    HÁBITOS ALIMENTARES:
    Podem se alimentar de peixes e outros vertebrados aquáticos, e invertebrados como caranguejos, caramujos e insetos. Em relação a alimentação do jacaré-do-pantanal é que, ao contrário de outros crocodilianos, sua dieta é mais fortemente influenciada pelo habitat do que pelo seu tamanho


    REPRODUÇÃO:

    Nidifica construindo um ninho com folhas e fragmentos de plantas, nas bordas de capões de cerradão e mata, ou sobre tapetes de vegetação flutuantes. Desovam de 20 a 30 ovos em uma câmara no interior do ninho. O período de nidificação coincide com as enchentes (janeiro a março).
    Ao contrário dos mamíferos, os crocodilianos não possuem heterocromossomo. A temperatura (principalmente) e outras condições ambientais de incubação é que determinam o sexo dos embriões.


    CURIOSIDADES:

    O Pantanal Mato-Grossense é uma grande extensão de terras inundáveis e é um dos maiores viveiros de jacarés do mundo;

    Embora seja encontrado facilmente em qualquer rio, lagoa, banhado, e até nos acostamentos das estradas, o jacaré é uma espécie ameaçada de extinção;

    O jacaré é caçado à noite, quando somente seus olhos e as narinas permanecem fora da água;

    O dorso escuro e as faixas transversais amarelas principalmente na calda permitem uma perfeita camuflagem dentro e fora da água;

    Nas horas de sol, o jacaré-do-pantanal costuma ficar nas margens, aquecendo-se, sem se afastar muito da água, para onde corre quando perturbado;

    A criação do animal em cativeiro deve fechar o mercado para os caçadores clandestinos e permitir que a espécie saia da lista de animais em via de extinção e que o Pantanal continue sendo o seu paraíso.

    pietro miquelini nº14
    7ªSérie B
    São Bernardo

    ResponderExcluir
  32. Dal, na minha classe, você disse que podia postar aqui, até dia 15 de novembro...

    REGIÃO CENTRO-OESTE:
    Na Região Centro_Oeste existem 3 estados, e mais o Distrito Federal, onde se localiza a capital do Brasil; Goiás (capital Goiânia), Mato Grosso (capital Cuiabá), Mato Grosso do Sul (capital Campo Grande), Distrito Federal (capital Brasília).
    A vegetação original dessa região é: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado e Complexo do Pantanal. Cada vez mais a vegetação vai sendo devastada. O Complexo do Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade. Trata-se de um ambiente em que a formação vegetal é composta por trechos de Cerrado, Campos e Florestas Topicais. A Mata Atlântica foi a formação vegetal mais devastada. Embora o Cerrado apresente uma paisagem aparentemente árida, ele é constituído por uma formação vegetal rica e adaptada aos períodos mais secos do ano.
    O complexo do Pantanal caracteriza a área denominada Planície do Pantanal, que é uma vasta planície inundável, em áreas do sudoeste do Mato Grosso, do oeste do Mato Grosso do Sul e terras da Bolívia, Argentina e Paraguai. Mas neses países, ela é chama de Planície do Chaco.
    Os climas da região Centro-Oeste são nada mais nada menos do que Equatorial úmido, Tropical e Tropical de altitude.

    Luiza Cardoso nº 18
    6ª série B
    São Bernardo

    ResponderExcluir
  33. Número: 15 Série: 6 B
    A vegetação,relevo e rios da região Centro-Oeste:
    A região Centro-Oeste é formada estaticamente pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e também pelo Distrito Federal.
    No sudoeste de Goiás e no oeste do Mato Grosso do Sul o solo é fértil, em contraste com a aridez do nordeste goiano.
    No Mato Grosso é muito comum a exploração da madeira.
    Os principais rios da região são: rio Xingu, rio Juruena, rio Teles Pires, rio Paraguai, rio Araguaia, rio Paraná, rio Tocantins.
    A vegetação da região-sudeste é contituída pela Mata Atlântica,Cerrado,Caatinga e Vegetação Litorânea.
    O relevo da Região é formado por três espécies: Planalto Central, a Planície do Pantanal e o Planalto Meridional .
    A maioria dos rios da Região Centro-Oeste podem ser usados para a produção de energia.

    ResponderExcluir