quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Post aqui o seu relatórtio sobre a viagem de FURNAS, até o dia 15 de Novembro de 2011.

Para fazer se relatório siga os Itens:
1° item: Como você imagináva que seria a viagem?
2° item: A viagem superou suas expectativas? Explique.
3° item: o que você aprendeu de geografia nesta viagem?
4° item: Faça um relatório sobre a viagem.

5° item: faça uma conclusão da viagem

Pessoal aqui vai um aperitivo das fotos do DVD que já está pronto, está semana entrgo a vocês ( mais de 4000 fotos)





























32 comentários:

  1. A história de Capitólio


    Pablo Roberto Fonseca Silva


    A história de Capitólio, em Minas Gerais, começou a ser desenhada por volta de 1800, quando surgiram na região de Capitólio, conhecida como "Mata do Rio Piumhi", dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais. O potencial das matas, praticamente intocadas, chamou a atenção dos estrangeiros que foram os primeiros exploradores da região.
    Após alguns anos de investimentos, na agricultura do lugar pelas famílias dos primitivos portugueses e dos tropeiros, as matas do Rio Piumhi já haviam se transformado em bonitas e produtivas fazendas, nas primeiras décadas do século XIX. O movimento e o comércio na região aumentavam de forma galopante.
    Por volta de 1830, vieram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade. Trata-se de três irmãos, João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco, que são considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio. A partir daí um povoado foi surgindo, nascendo assim o "Arraial dos Franciscos", primeiro nome dado ao lugar onde está a cidade de Capitólio, em homenagem aos antigos donos das terras. Este Arraial era conhecido, também, como "Arraial dos Cabeças", não somente porque os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.

    Em 1893, chegou ao Arraial dos Franciscos o fazendeiro Pedro Messias da Cunha, que se instalou nas imediações do arraial, adquirindo grandes proporções de terra. Em 1895, doou à comunidade um terreno para construção de uma capela, que ele mesmo ergueu em honra a São Sebastião, padroeiro da cidade. Daí em diante o arraial ficou com o nome de "Arraial de São Sebastião dos Franciscos".

    São Sebastião dos Franciscos foi elevado à categoria de distrito em 7 de setembro de 1923, por uma lei que criou o Distrito de Capitólio, desmembrando-o do município de Piumhi e o anexou ao de Guapé.

    Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio. Depois de uma tentativa fracassada, em 1943, Capitólio conseguiu sua independência político-administrativa no dia 27 de dezembro de 1948, transformando-se em Município de Capitólio.



    A hidrelétrica




    A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. No início da construção pertencia ao município de Passos, e possui uma potência nominal de 1.216 MW (8 X 152 MW).
    Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.
    O reservatório, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.


    Pablo Roberto Fonseca Silva 5ª serie A

    ResponderExcluir
  2. Bom eu imaginava que a viagem ia ser maravilhosa que nem tinha sido da ultima vez, ja que eu ja tinha ido.
    A viagem me surpreendeu porque como agente ja dinha ido o professor levou agente para ver estrelas no pear vimos meteoros que caiam na terra, mergulhamos com o professor um pouco mais no fundo, vimos a vegetação do cerrado ele ensinou agente a ver se tinha aranhas no caminho isso tudo agente não tinha feito.
    Como agente entrou dentro da mata podemos ver a arvore tipica de cerrado (parecia algodão muito diferente das arvores que vemos na cidade, ela é queimada).
    A viagem foi muito bom no onibus fizemos varias brincadeiras, quando chegamos foram descididos os chalés depois foram descididos as esquipes para a brincadeira que foi muito legal.No outro dia acordamos tivemos que cantar o hino de pijama tivemos um tempo livre e depois do almoço(que estava muito bom) tivemos mais brincadeiras até chegar a noite para a festa de hallowen.No ultimo dia fizemos uma brincadeirs e fomos em bora.
    Eu conclui que valeu apena foi a melhor viagem que eu ja fiz com a escola.

    Fabricio pattaro 6 série A do SÃO BERNARDO

    ResponderExcluir
  3. vinicius fernandes oliveira8 de novembro de 2011 às 04:00

    como vc imaginava q seria a viagem ?


    eu imaginava que seria muito legal e divertida , com varias brincadeiras .
    imaginava que seria a minha melhor viagem com a escola , imaginava q seria tudo de bom , e so alegria .


    A viagem superou suas expectativas ?


    sim ela superou e muito , porque eu gostei muito demais , me diverti muito no onibus e la , foi super legal , as brincadeiras eram muito boas tambem , nosso chale foi muito legal , nos megulhamos q por sinal eu gostei muito , e e gostei dos sutos que nos levamos nesses dias , principalmente o susto do pier . npara mim essa viagem foi a melhor q eu ja fiz com a escola .


    o que vc aprendeu de geografia nesta viagem ?


    eu aprendi várias coisa . eu aprendi que furnas se localiza no estado de Minas Gerais , eu aprendi tambem sobre a vegetacao que la predomina o cerrado eu percebi tambem que la tinha uma quantidade de vegetacao rasuavel de arvores de pequeno porte com bastante vegetacao rasteira , aprendi tambem sobre o climas , q la e clima tropical igual o do estado de São Paulo , porem percebi que naquele local a temperatura e mais elvada do que em Sao Paulo


    relatorio

    no saimos
    da escola mais ou menos umas dez horas , todo mundo tava ancioso para chegar em furnas logo .
    eu tava ancioso esuper feliz para nos sairmos , nos fizemos uma oracao antes de sair .
    depois q nos resamos e fizemos a chamada nos saimos da escola .
    a viagem era bem longa e eu achava q ela seria cansativa , mais com os monitores fazendo brincadeiras nos conversando com os amigos e todo mundo rindo , nos nem vimos o tempo passar , foi muito legal ,e nos aprendemos muito , pois teve aula dentro do onibus .
    foi mais ou menos umas seis horas de viagem fora o tempo q nos paramos para almocar . mais enfim foi muito legal .


    conclusao .

    eu gostei muito dessa viagem com a escola . pois e a minha primaira vez que vou para minas gerais , ja fiz varias viagem para outras cidades e estados ate para o exterior do brasiel mais nunca tive a oportunidade de ir para minas e eu gostei muito de la .
    e eu gostaria de parabenizar muito o professor adalberto e a escola doctus por essa iniciativa de qerer viajar com os alunos .
    valeu apena ir para furnas !!!!!!!!!!!!!




    fim...

    ResponderExcluir
  4. A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. No início da construção pertencia ao município de Passos, e possui uma potência nominal de 1.216 MW (8 X 152 MW)[1].

    Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.

    O reservatório, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.
    de:antonio junior
    unidade:chapadao
    numero:3

    ResponderExcluir
  5. USINA HIDRELÉTRICA DE FURNAS
    A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira usina construída pela Empresa, da qual herdou o nome. A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.

    Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em setembro de 1963 e a sexta, em julho de 1965. No início da década de 70, foi iniciada sua ampliação para a instalação das sétima e oitava unidades, totalizando 1.216 MW, o que colocou a obra entre uma das maiores da América Latina. A localização privilegiada da usina (500 km do Rio de Janeiro, 400 km de São Paulo e 300 km de Belo Horizonte) permitiu que se evitasse, em meados da década de 60, um grande colapso energético no Brasil, evitando o racionamento e o corte no fornecimento de energia elétrica ao parque industrial brasileiro. A potência prevista no início de sua construção correspondia a 1/3 do total instalado no Brasil. A Usina de Furnas, além de se constituir em um marco de instalação de grandes hidrelétricas no Brasil, possibilitou a regularização do rio Grande e a construção de mais oito usinas, aproveitando, integralmente, um potencial de mais de 6.000 MW instalados.

    Na área da usina, encontram-se, ainda, importantes áreas de serviço:

    ESTAÇÃO DE HIDROBIOLOGIA E PISCICULTURA: trabalha na criação de peixes para o repovoamento planejado de reservatórios e na conservação da qualidade das águas represadas, servindo a todas as usinas do Sistema FURNAS;

    CENTRO TÉCNICO DE ENSAIOS E MEDIÇÕES: presta assistência técnica às atividades de manutenção e operação do sistema elétrico de FURNAS. Esre Centro é reconhecido nacionalmente por sua especialização nas áreas de instrumentação, medição e de ensaios eletricoeletrônicos, eletromecânicos e físico-químicos. É credenciado pelo Inmetro e faz parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC);

    CENTRO DE TREINAMENTO DE FURNAS: é responsável pela formação e aperfeiçoamento da mão-de-obra especializada nas áreas de eletroeletrônica, operação e controle de sistemas elétricos de potência, prestando consultoria e serviços às empresas do setor elétrico no Brasil e no exterior.

    CENTRO DE TREINAMENTO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA: considerado de excelência, este moderno centro ocupa uma área de 30.000 m², às margens do rio Grande, na Usina de Furnas. Realiza treinamentos de combate a incêndio e pânico e está capacitado para apoiar órgãos governamentais como o Corpo de Bombeiros, Batalhões Florestais e empresas do setor elétrico. Este Centro ministra os seguintes
    nome:Pedro Meloze N 21
    chapadao

    ResponderExcluir
  6. ANA CAROLINA 5-SÉRIE CHAPADÃO N-1
    FURNAS
    . Capitólio é uma das tantas cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas, um reservatório quatro vezes maior que a Baía de Guanabara. Por essa razão, é conhecido como "mar de Minas
    Cidade tem boa infra-estrutura e o acesso aos atrativos da região é fácil. O local atrai turistas que buscam aventura aliada ao prazer de exuberantes paisagens. Há diversas trilhas e cânions escondidos.
    O mergulho na represa de Furnas é uma das atrações da cidade. A profundidade alcança até 45 metros, e diversas espécies de peixes podem ser admiradas. Parte da cidade de Capitólio ficou debaixo d’água depois da criação da represa. O local é mais freqüentado por mergulhadores nos períodos em que chove pouco.
    Também temos com atrações Barcos, lanchas e uma chalana fazem passeios com paradas no local.
    CULTURA
    O que primeiramente chamou a atenção dos portugueses foram as matas intocadas, no início do século XIX. Em alguns anos, já podiam ser vistas fazendas bonitas e produtivas, sendo que o comércio crescia abruptamente. Em 1830, chegaram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade. Foram os irmãos João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco, considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio. A partir disso, um povoado foi surgindo, nascendo o "Arraial dos Franciscos", primeiro nome dado ao lugar onde está a cidade
    VEGETAÇÃO E RELEVO
    Vegetação típica do cerrado: árvores de médio porte com tronco retorcido; ambiente de tamanduá-bandeira e lobo-guará.
    Relevo rochoso, com algumas montanhas e cânions.
    CLIMA
    Tropical temperado, com temperatura média anual de 22ºC.

    ResponderExcluir
  7. Furnas de Capitólio

    Capitólio é uma das tantas cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas, um reservatório quatro vezes maior que a Baía de Guanabara. Por essa razão, é conhecido como "Mar de Minas". Há no lugar paredões de pedra, cachoeiras e piscinas naturais. É famosa também pela praia artificial, construída no perímetro urbano, com área de lazer. A cidade tem boa infra-estrutura e o acesso aos atrativos da região é fácil. O local atrai turistas que buscam aventura aliada ao prazer de exuberantes paisagens. Há diversas trilhas e cânions escondidos.

    História e Cultutra:
    O que primeiramente chamou a atenção dos portugueses foram as matas intocadas, no início do século XIX. Em alguns anos, já podiam ser vistas fazendas bonitas e produtivas, sendo que o comércio crescia abruptamente. Em 1830, chegaram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade.
    Em 1962, Furnas inundou boa parte da região para a construção da hidrelétrica. As águas do Rio Grande alagaram fazendas inteiras, representando naquela época um grande prejuízo para a economia local. Ironicamente, hoje em dia é o turismo gerado com as águas do Lago que movimenta boa parte da economia regional.

    Clima:
    Tropical temperado, com temperatura média anual de 22ºC.

    Vegetação e Relevo:
    Vegetação típica do cerrado: árvores de médio porte com tronco retorcido; ambiente de tamanduá-bandeira e lobo-guará.
    Relevo rochoso, com algumas montanhas e cânions.

    Represa de Furnas:
    O mergulho na represa de Furnas é uma das atrações da cidade. A profundidade alcança até 45 metros, e diversas espécies de peixes podem ser admiradas. Parte da cidade de Capitólio ficou debaixo d’água depois da criação da represa. O local é mais freqüentado por mergulhadores nos períodos em que chove pouco.

    Giovanna Schmidt Luz N.13 Unidade CH

    ResponderExcluir
  8. A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. No início da construção pertencia ao município de Passos, e possui uma potência nominal de 1.216 MW (8 X 152 MW)[1].
    Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.
    O reservatório, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.
    Lago de Furnas
    Criado pela barragem de Furnas, o reservatório de grandes proporções tem 1.440 km², quatro vezes a Baia de Guanabara. "O mar de Minas" como é conhecido por aqui. Compreende 34 municípios entre eles Capitólio considerada a Cidade "Rainha dos Lagos".
    Capitólio é uma das cidades mais belas do entorno do Lago de Furnas, cercada de montanhas e de águas por todos os lados, com paisagens cênicas, que encantam a todos que a visitam. É por isso que a região é conhecida como Mar de Minas. Na região do Lago de Furnas, Capitólio se destaca como a cidade que possui uma das melhores infraestruturas turísticas, como hotéis, pousadas e restaurantes, que oferecem qualidade nos serviços para todos os públicos.
    Seguindo a tradição das cidades mineiras, Capitólio também dispõe de vários produtos típicos para compra: a cachaça, os saborosos queijos de Minas, os doces e as linguiças caseiras, o artesanato.
    A natureza é um atrativo peculiar da região, e abundante em opções. Os vales, os morros e as matas nativas abrigam espécies de plantas do cerrado como cactos e canela de emas, além de fauna variada: animais aquáticos e lindas aves.
    Parte do Município de Capitólio está dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra e fica cerca de 80 km da nascente do rio São Francisco e da belíssima Cachoeira Casca Danta de quase 200metros de queda. Com paisagens deslumbrantes, a Serra da Canastra abriga uma flora variada, além da fauna típica do serrado, com animais ameaçados de extinção: tamanduá-bandeira, lobo-guará, entre outros.
    Cachoeiras
    Não é à-toa que Capitólio tem título de Cidade Rainha dos Lagos. Um complexo de mais de 20 cachoeiras, de vários tamanhos, com varias quedas de águas cristalinas e que atraem turistas de todas as partes do Brasil.
    Eventos
    Capitólio se torna um destino diferenciado em Minas Gerais, onde toda a exuberante natureza da região se abre para recepção aos seus visitantes. Não é a toa que o turismo na região cresce de forma surpreendente, conforme o Brasil e o Mundo descobrem este belo destino.

    Fontes:
    http://viagensinesqueciveis.wordpress.com/2011/05/22/capitolio-onde-a-beleza-do-lago-de-furnas-se-revela/
    http://www.capitolio.mg.gov.br/ver.asp
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Furnas

    Nome: Bárbara
    Número: 2
    Série: 6 serie b
    Unidade: São Bernardo

    ResponderExcluir
  9. Gabriel Braga Diniz N°:7 5ª série A São Bernardo

    1°- Para mim pensei que a viagem ia ser mais chata,como uma viagem normal,não ia ter paisagens bonitas etc.

    2° Sim,superou minhas expectativas.Teve muitas coisas legais, brincadeiras,muita diversão,paisagens linda e etc.

    3°- Silvicultura: Produção de árvores(eucalipto).
    Região sem árvores,criação de gado.
    Atividade pecuária.
    Montanhas velhas:Estão desgastadas e mais arredondadas,causado pelos agentes externos.
    Serras Gerais: Divisora de água, separa duas bacias hidrográficas.São Francisco e bacia da Região Sudeste.
    Sedimento é o desgaste das rochas.
    Mar Morto: Maior densidade do que os normais, mais sal e isso só tem como flutuar.O morto do nome é porque não tem peixe

    Continuação no outro ------>

    ResponderExcluir
  10. Gabriel Braga Diniz N°:7 5ª série A São Bernardo

    Continuaçaaaaaooo *__*

    4°-Chegou o dia !!Na escola peguei minhas malas e puis perto das malas das outras pessoas.Nem cheguei direito já fui dando oi para as pessoas e fui com os meu amigos, a previsão da nossa saída era 10:00 horas ,só q saímos umas 10:45.Logo que o ônibus chegou desceu a turma do chapadão e fomos rezar para nos irmos ,logo q rezamos fomos para Furnas,pensei q ia ser cansativo pois era mais de 6 horas de viagem.Mais fomos brincando,zuando,conversando,passou rápido ,no ônibus fizemos até uma brincadeira lá q pegarão uma galinha de mentira ai tinha q passa para trás para frente muito estranha essa brincadeira,logo paramos para almoçar e ainda faltava muito tempo de viagem.Já em Furnas perto de chegar na pousada, a paisagem era muito linda,linda mesmo nunca tinha visto uma mais bonita do que aquela.Logo chegamos onde iríamos fica e fomos descarregando as malas ,tivemos que andar até bastante ainda com aquelas malas muito pesadas quando terminamos de levar meu ombro ficou doendo mais parou,já depois que levamos todas as malas ,o Dal falou em que chalé cada um ia ficar,logo q ele falou ele também disse para por roupa de banho para ir na piscina,eu e os meninos que estava no nosso chalé fomos se trocamos em menos de 10 minutos e já descemos para a piscina,como a maioria das pessoas.Ficamos na piscina mais ou menos 1 hora e já tivemos q subir para se trocar q iríamos jantar e depois do jantar iríamos fazer uma brincadeira noturna,subimos todos tomaram banho e fomos para o QJ,enquanto o jantar não ficava pronto a monitora Lívia falou quem queria dançar ou cantar na frente de todos,aí foi um grupo dançar e um menino da minha sala canta uma música do Charlie Brown JR,depois que ele terminou de cantar fomo jantar e depois do jantar a Lívia tirou os times dessa brincadeira e das outras brincadeiras dos outros dias,eu fiquei no time azul,logo q todo mundo teve o seu time ela explicou a brincadeira ,no fim a minha equipe ganhou,depois que a brincadeira terminou fomos para os nosso chalés só que nesse dias demos muito trabalho para os monitores do nosso chalé,pois iríamos passa a noite em claro ,só fomos dormir 5:30 para acordar 7:00.Já acordamos com o barulho de uma bomba e do hino nacional,fomos tomamos o café da manhã ,fizemos um alongamento muito estranho com o Xande e fomos fazer outra brincadeira q era parecida a do dia anterior só que tinha q pegar assinatura dos famosos,no fim nossa equipe novamente ganhou,depois q acabou a brincadeira subimos para por a fantasia pois era o almoço e tinha que ir fantasiado de Hippie,eu fui com a peruca do Bob Marley,depois que almoçamos ,teve a competição da fantasia mais legal ,que pena que eu não ganhei,logo após de encerrar a competição teve outra brincadeira só que essa brincadeira não valia ponto para as equipes,era você e sua dupla contra as outras,era splash de bexiga ,minha dupla era o Igor ,e eu e ele ganhamos a brincadeira!!!Com a mesma roupa de banho q nós estávamos já fomos para a piscina,depois da piscina já se arrumamos para a baladinha ,depois da baladinha fomos dormir ,e nesse dia dormimos,no dia seguinte já era o ultimo dia de Furnas que chato NÉ,mais foi muito legal,quando acordamos fizemos a mesma tomamos café e fomos para a brincadeira,mesmo nossa equipe dando em vantagem quem ganhasse aquela brincadeira ganhava a competição vamos dizer pois valia 100 pontos,,e ganhamos a competição das equipes ,depois q terminou fomos para o concurso de barrigada ,eu participei só q fui desclassificado pois eu pulei de ponta,depois da competição almoçamos e viemos embora,paramos numa usina hidrelétrica no caminho,já em Campinas paramos para comer no Mac Donald’s e fomos para a escola e isso foi o meu relatório da viagem.

    5°-A minha conclusão foi que foi umas das minhas melhores viagens ,foi muito boa,não me arrependi de ter ido.

    ResponderExcluir
  11. Geografia

    Nome: Giovana Viola Gulhote
    Número: 14
    Série: 5º A
    Unidade: Chapadão

    A primeira expectativa
    Eu achei q os chalés seriam de madeira, coma casas que tem no mato. Eu pensava que pear era uma “ montanha “ com uma fogueira no meio, e que a represa fosse descendo um morrinho; mas não era. Pensei que a piscina era no alto e que tinha uma descida para chegar no chalé. Eu achava que os chalés seriam de madeira, eu pensei que os chalés seriam um do lado do outro, formando um circulo e no meio tivesse uma fogueira enorme.

    A mudança
    Quando eu cheguei lá era completamente muito diferente os chalés pareciam casas, um chalé atrás do outro a piscina muito linda, e da represa ñ tem nem o que falar era muito linda mesmo. Quando entrei no chalé tudo estava muito diferente do que eu havia pensado, era um pouco apertado mas eu amei. O banheiro não mudou muito mas o resto sim. De manha quando acordamos eu fui até a janela e vi o sol nascendo na frente da represa uma cena inesquecível de tão bela. O pear era na água muito legal.

    O que eu aprendi
    Eu aprendi que Silvi cultura é a plantação de eucalipto, que Furnas é uma região de cerrado, com bastantes morros, há regiões altas e baixas meio arredondadas. Nas montanhas de calcário é retirado o paralelepípedo, a serra separa duas bacias, a serra se chama Serra Geral Hidrográfica é uma grande represa que se chama Rio Grande.

    Conclusão
    Eu achei Furnas muito legal, muito divertida e animada, gostei das brincadeiras, das festas, ou seja, gostei de tudo e gostaria de poder voltar ano que vem de novo.

    ResponderExcluir
  12. A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado “Corredeiras das Furnas”, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.
    Sua construção começou em julho de 1958,tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963.A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.
    O reservatório , um dos maiores do Brasil, com 1.440 quilometros quadrados e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais.
    No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440km2 do Lago de Furnas.
    A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas atividades . Surgiram pequenos comércios e o turismo, ainda pouco explorado, apresenta-se hoje como opção natural para geração de renda na região.São cerca de 260 empreendimentos turísticos, entre hotéis, pousadas e clubes náuticos.
    O lago de Furnas é a maior extensão de águas do Estado de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo, chamado de Mar de Minas.
    À margem esquerda do Rio Piumbi está localizada a cidade de Capitólio, onde as águas do rio continuavam rumando ao Sul, por volta de 760 m de altitude, onde situava-se a sua foz, na margem direita do rio Grande. Até o fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Furnas, em 1963, o rio Piumbi pertencia a bacia do rio Grande.
    Visando não inundar a cidade de Capitólio quando da construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, o rio Piumbi, teve toda a sua bacia , juntamente com sua ictiofauna, em 1963, foi transposto para a Bacia do rio São Francisco. Atualmente, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos e Federal do Rio de Janeiro desenvolvem pesquisas na região.



    RAFAEL LELIS OLIVEIRA GABASSO 5ª SÉRIE Nº 22

    ResponderExcluir
  13. inesquecivel essa viajem daaaaaaal, ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

    ResponderExcluir
  14. Viagem a Furnas
    Eu imaginava que seria um acampamento ao invés de chalés. Eu imaginava que teríamos que dormir em barracas, que não teria tantas brincadeiras, que a piscina iria ser só um dia, entre outras coisas...
    A viagem superou minhas expectativas com certeza, toda hora havia brincadeiras, os monitores são fantásticos, sempre estão arranjando uma maneira de nos divertir, sempre brincando conosco, foi maravilhoso.
    Eu aprendi de geografia na viagem sobre:
    As serras Gerais;
    As Bacias hidrográficas, Bacia do São Francisco, a bacia da região suldesde (Rio grande);
    A chuva Orográfica, que é comum em Furnas por conter muita água;
    A Silvicultura – produção de arvores (eucalipto);
    Vegetação do Cerrado;
    Granja – frango caipira e frango de granja;
    Pecuária;
    Icms (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.);
    Montanhas arredondadas e baixas são conhecidas como morro;
    Plantação de café;
    Extração de paralelepípedos;
    Curva de nível.
    Relatório da viagem
    Bom, chegamos à escola as 08h00min, esperamos o resto do pessoal chegar, enquanto eles não chegavam, nós ficamos andando pela escola. Depois de um tempo nós começamos a descer as coisas para perto do portão, passou-se mais uns 15 minutos e o Adalberto nos chamou para conferir se havíamos pegado tudo o que se precisava para levar. Nós sentamos e conferimos tudo, estava tudo certo então já poderíamos seguir viagem.
    Carregamos o ônibus, fizemos a chamada e fomos em direção a Furnas, no meio da viagem houve varias brincadeiras, como Julie Baby e A corrida do Frango, depois o Adalberto explicou sobre as Serras Gerais.
    Depois paramos em um restaurante para almoçar, o ônibus estacionou e nós descemos a um lugar vazio para mais uma brincadeira, a brincadeira do Pistão, foi muuuuuito legal.
    Paramos a brincadeira e cada um já entregou o dinheiro ao Adalberto para almoçarmos.
    Almoçamos e retornamos ao ônibus e continuamos na estrada. Fomos ouvindo musicas, dando risada, uma palhaçada só, o Dal explicou mais algumas coisas e seguimos até Furnas.
    Chegamos a Capitólio – Minas Gerais (Furnas) ligamos para os nossos pais para avisarmos que já havíamos chego, depois que ligamos, descemos todas as malas no QG. Separamos os Chalés e fomos levar nossas malas ao chalé. O meu chalé foi o F1 e a líder foi a Mariana. Voltamos ao QG e recebemos a informação que poderíamos colocar nossas roupas de banho para irmos à piscina. A água estava uma delicia. Saímos da piscina, fomos ao chalé, tomamos banho e nos reunimos novamente no QG para jantar. Enquanto a janta não estava pronta, aconteceu um pequeno show de talentos, onde eu, o Murilo, a Mariana e o Lucas dançamos hip hop. Depois foi o João que cantou os loucos sabem e por ultimo a monitoria dançou thriller. Depois da janta realizamos a nossa primeira brincadeira noturna que se chamava Caça aos Loucos, a história dessa brincadeira era a seguinte: Havia uma clinica de loucos perto do acampamento e de vez enquando eles fugiam e iriam parar no acampamento e a médica de tanta convivência com eles acabou se tornando louca também. Nós caímos na equipe vermelha, igual a do ano passado, e eu fui a capitã novamente. Saímos à procura dos loucos, minha equipe conseguiu ajudar todos eles a se lembrarem do nome um de cada um, mas infelizmente não ganhamos.
    Depois da brincadeira, o Dal chamou os veteranos para ir ao píer, ver estrelas. Foi muito bom, nós conseguimos ver 10 estrelas cadentes, teve uma que foi de ponta a ponta do céu, foi muito lindo. Depois que estávamos voltando ao QG, nós pegamos umas pedras com camadas e retornamos. Mandaram nós irmos para os chalés, trocar de roupa e dormir. No nosso chalé ninguém dormiu, eu contei história de terror para as meninas, e ninguém conseguiu dormir, não só por causa da história mas por causa da ansiedade de fazer as atividades no dia seguinte, nós fomos dormir era 5:00 da manha.

    ResponderExcluir
  15. No dia seguinte acordamos com o hino nacional tocando, e esse ano havia uma regra, tocava o primeiro hino para nós acordarmos e no segundo tinha que estar todos nas varandas do chalé ouvindo o hino do jeito que fosse de pijama, descabelada, escovando o dente... Voltamos para o chalé, escovamos os dentes, nos trocamos, colocamos roupas de banho e uma roupa normal por cima. Descemos para o QG, tomamos café da manha, e realizamos um aquecimento, depois houve uma pequena competição de quem dançava mais agitado, foi muito engraçado.
    Depois disso fizemos uma brincadeira chamada “paparazzi”, foi muito divertido, brincamos um pouco e depois fomos a piscina e algumas turmas foram mergulhar. Depois fomos para o almoço Hippie, foi muito legal, todos vertidos de hippie, depois do almoço fizemos o desfile de fantasias. Logo após voltamos para a piscina e seguimos com as equipes de mergulho, quando todos os novatos já tinham mergulhado nós fizemos a brincadeira chamada splash, eu e a Ingrid fomos umas das finalistas. Depois do splash, os veteranos foram mergulhar, nós não mergulhamos igual ao ano passado só no rasinho, nós mergulhamos mais longe dessa vez e sem nenhuma dificuldade.
    Retornamos do mergulho e fomos cada um para o seu chalé tomar banho pois ainda iria haver a balada de halloween, eu e a Mari tomamos banho e logo que eu desliguei o chuveiro caiu a força, ficamos sem luz se arrumando. Depois de uns 30 minutos a luz voltou e podemos nos arrumar tranquilamente. Na balada de halloween houve rodízio de pizza, a balada acabou aproximadamente umas 23:30. Novamente o Dal pediu para os veteranos ir se trocr, colocar calça e blusa de frio e tênis para irmos na mata. Foi muito interessante, vimos varias aranhas, arvores típicas de queimadas, e assim fomos, eu e a Ingrid já estávamos super cansadas e ela me fala assim: ” Amiga, eu vou fechar o olho, você vai me guiando pro lugar certo? “ Ai meu deus vê se pode uma coisa dessas. Depois que voltamos, o Dal nos explicou umas coisas e a Ingrid só dormindo, fomos cada um para o seu chalé e para ela subir as escadas ela foi engatinhando, se jogou na cama com a mesma roupa e ainda dormiu com a lanterna na cara, eu fui chamar ela pra se trocar e ela nem respondeu, foi mais ou menos assim: “amiga? E ela: Ãa?” e acabou sobrando para mim tirar a lanterna dela e colocar do lado no chão.
    No dia seguinte iríamos embora, então levantamos ao som de Pôneis malditos e fomos para o QG, tomamos café que por sinal estava ótimo, e fomos a ultima brincadeira que era o “Enigma”. Brincamos e depois fomos arrumar as nossas malas para ir embora. Essa hora foi a pior, pois foi a ultima vez que eu fui á furnas e irei sentir saudades de La.
    No ônibus fizemos as premiações, e depois descemos na hidrelétrica, o Dal novamente explicou algumas coisas e seguimos viajem para Campinas, paramos em um lugar para comprar doces, e depois até chegar perto de Campinas viemos dormindo, eu dormi uns 20 minutos só. Chegamos em Campinas fomos ao Mc donalds , comemos e fomos até a escola. E fim da viagem.
    Olha, nessa viagem e na do ano passado eu fiz amizades que tenho certeza que serão eternas, pois furnas não é um lugar apenas para se divertir, é um lugar para se aprender e para fazer amizades, e é um lugar, ou melhor, uma viagem que nunca mais esqueceremos.

    ResponderExcluir
  16. Na 5° série eu imaginava que furnas seria uma casa normal , e que teria uma represa para agente mergulhar.


    Sim, e até de mais. Nossa furnas é um lugar muitooooo lindo não pensava que seria tudo aquilo.


    Eu aprendi sobre a vegetação que era composta por laranjas, além disso passamos por uma área de plantação muito extensa de silvicultura, a árvore que da fibras necessárias para a criação de papel. Passamos támbem pelo Rio poluido conhecido como Jaguariúna também a fábrica de cimento chamada de Itaú de Minas, lá fabrica cimento. Minas é a região que possui uma das mais importantes jazidas de calcário que da origem ao cimento....


    Bom depois paramos em um restaurante para comer, e ficamos brincando de Pistão até a comida ficar pronta. Depois agente fomos comer, e voltamos para o ônibus. Lá nós brincamos de várias coisas legais... Depois de 15 minutos kkk chegamos em furnas! Agente levo as malas até o QG e ficamos decidindo aonde seria os chalés que iriamos ficar. Colocamos roupa de banho, para irmos para a piscina, ... Depois a Livia pediu para colocar-mos calça, tênis e passar repelente porque iriamos fazer uma brincadeira noturna; mais antes da brincadeira nós jantamos. Depois a Livia avisou que iriamos brincar de Caça aos loucos... Foi mto legal... E a equipe azul ganhou. Quando acabou a brincadeira o professor chamo os veteranos para ir até o pier ver as estrelas, deitamos no pear e ficamos observando as estrelas foi muito bom, depois agente volto e foi para os chalés dormi, mais quem disse que agente dormiu kkk, eu e as meninas do chalé viro a noite, a Giu conto uma história de terror para agente que deu mo medo hashsauhsushsuahsauhsa, agente comeu muitoo, tomamos também muito guaraná que até algumas meninas rotaram e também peidaram kkk. No dia seguinte fomos acordadas por o Hino do Brasil, agente não tava auguentando de tanto sono, a Isa monitora deu mo bronca em nós porque agente não deixou ela e a Andréa dormirem em paz. Fomos tomar café da manhã e não lembro oque agente fez depois kkk, aie a nossa próxima brincadeira foi do Paparazo que foi muitoo legal, o Mr. Catra dava um monte de patada em nós que meus Deus sauashuahsushushsuasa, novamente o azul ganhou a brincadeira, ai mais tarde foi o mergulho e depois foi o almoço Hippie que foi muito bom, ai quando terminamos teve um desfile... Brincamos de splash, ai voltamos para a piscina. Subimos e ficamos na frente do chalé esperando a festa Halloween, agente foi tomar banho, eu e a Giu pegamos o travisseiro e o lençol e dormimos na frente do nosso chalé kkk, ai quando acordamos a Carminha pediu para nós se arrumar para a festa, e como estava chovendo um pouco a festa acabou sendo no nosso chalé! Bom a hora da festa chegou, dançamos muitooooooooooooooooooo, comemos pizza *--* a festa foi muito legal. Quando termino a festa o professor chamo a 6° série para agente caminhar no meio do mato, fomos se trocar de roupa, e começamos a caminhar... No meio do caminho tinha várias aranhas, o prof mando agente fazer duplas, eu estava morrendo de sono que fui andando de olho fechado e eu tombava toda hora só dava a Giulia Campos me segurando ahuahsuhasuashuashasuhas, eu não via a hora de chegar no chalé e dormi. Assim que chegamos nos chalés nem tirei a roupa fui pra cama de tênis e tudo, dormi de maquiagem kkk. No domingo dia de ir embora :'(, tomamos café e depois fizemos a ultima brincadeira Enigma, foi um pouco dificil... novamente o azul ganha --', depois almoçamos e arrumamos as coisas para irmos embora :'(.. Bom chegou a hora de ir, despedimos de furnas e fomos embora. No ônibus fizemos várias coisas, depois quando chegamos em Campinas paramos no MC para comer... Era 11:30 e chegamos na escola, e fim :D


    Ah, esse ano eu aproveitei mais , pra mim esse ano foi mais legal do que ano passado! Vou senti saudades de furnas :/

    ResponderExcluir
  17. Lucas Guadanhim Sampaio
    6ª B número: 17 (São Bernardo)
    Eu achei que a viagem fosse do mesmo jeito que a do ano passado: Brincadeiras, Chalé, Mergulho, Barrigada e etc...
    Concerteza superou minhas expectativas pois Mergulhamos mais fundo, deitamos no pier para ver estrelas, a festa foi a mais animada, adorei os monitores, fizemos uma magnifica caminhada a meia noite e aprendi muito ,ficamos mais tempo na piscina e no campo, adorei de todas as formas possiveis.
    Nesta viagem aprendi: Sobre a Silvicultura que é uma plantação de eucaliptos, cerrado é um ótimo local para a pecuaria pois as arvores são muito baixas, aprendi que a galinha caipira é criada normalmente até o abate e a galinha de granja é criada por antibioticos e na hora de dormir a luz fica acesa para eles não pararem de comer, assim ficam mais novos para o abate, mar de Morros, Planalto, plantação de café, extrativismo mineral, extração de paralelepipedo para fazer calçamento, agricultura de subsistencia, curva de nivel na planta que não desgasta o solo por causa da chuva e evita a erosão, Serras gerais, divisor de aguas, Bacia do são Francisco, Região sudeste, chuvas horograficas que são chuvas retas e chuvas de relevo que são meio que tortas, cana-de-açucar, Rio grande, Usinas de Furnas, as arvores que nos vimos na caminhada são do cerrado e são magnificas pois ao encostar nelas parecia isopor, vimos insetos como aranhas pois nos ensinaram a achar aranhas pelos olhos verdes brilhantes, vimos uma aranha que ferroou a faca que você teve que pegar outra maior para a aranha não ferroar, achamos outra aranha que se fingiu de morta.
    No onibus foi a maior curtição, brincamos, almoçamos e quando chegamos em Furnas, descarregamos o onibus descemos e ficai no mesmo chale que no ano passado. Fizemos a brincadeira dos loucos mas ante foi tirado os times e eu fui o capitão do time azul ganhamos essa brincadeira e os veteranos foram ver as estrelas, passou nove meteoros que se desintegraram ao entrar na atmosfera, achamos as tres Marias, descobri que uma estrela morre e mais ou menos 5.000 mil anos depois, e que o sol demora 8 minutos, depois fomos dormir, no outro dia nos acordamos brincamos e o azula ganhou denovo a brincadeira, a tarde fomos para a piscina e mergulhar, os veteranos foram o mais longe que podiamos pois choveu, mas antes teve o almoço fantasia que o Murilo do meu chalé ganhou, a noite teve a festa que foi a melhore mais agitada mas antes o desfile que o Murilo ganho mas eu tive um voto, mais tarde fomos fazer uma caminhada pela mata para o professor nos ensinar sobre o Cerrado, mais tarde fomos dormir, no Domingo fizemos a ultima brincadeira que foi a do enigma que o azul e o verde chegou na palhaça que mando agente fazer desenhos no rosto mas ca entre nos o do azul tava muito melhor, ganhamos :), depois tivemos o concurso de barrigada mas antes uns saltos pra brincar, no concurso tirei nota 28 :( e a Giulia Campos o Lucas ( bolinha ) e o Matheus foram finalistas depois a Giulia e o Lucas que no total deram empate, depois uns saltos para brincar que o colerinha mandava direita ou esquerda errei todas eu acho, depois arrumamos os chalés demos adeus para Furnas e fomos embora, no onibus ocorreu a premiação e eu ganhei o de capitão do time vencedor e também por causa da fantasia, paramos na casa do doce e depois no mac que foi muito legal e as 23:30 chegamos em casa.
    Eu adorei, Furnas foi muito mas muito melhor que o ano passado, Dal espero ser seu monitor na oitava e ir para Furnas mais uma vez, pois eu adorei e quero ir muito mais, e ano que vem tem Ilha Bela e pode ter certeza que eu vou estar la como aluno e depois como monitor.
    Tchau Dal.

    ResponderExcluir
  18. Furnas fica na região de captólio Minas Gerais,é uma Usina Hidrelétrica e cidade turística que foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória. Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.

    Giovanna Victor da Silva, 5ª série A, São Bernardo

    ResponderExcluir
  19. Trabalho de Furnas

    Capitólio é uma das tantas cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas, um reservatório quatro vezes maior que a Baía de Guanabara. Por essa razão, é conhecido como "mar de Minas". Há no lugar paredões de pedra, cachoeiras e piscinas naturais. É famosa também pela praia artificial, construída no perímetro urbano, com área de lazer.
    O mergulho na represa de Furnas ainda é pouco explorado. A profundidade alcança até 45 metros, e diversas espécies de peixes podem ser admiradas. Parte da cidade de Capitólio ficou debaixo d'água depois da criação da represa. O local é mais freqüentado por mergulhadores nos períodos em que chove pouco.

    Algumas informações sobre a região de Capitolio
    Quem nasce em Capitólio é capitolino.
    População: 8.206 habitantes (IBGE 2008).
    Clima: Tropical Temperado.
    Altitude: 745 m.
    Área: 522 km2.
    Temperatura: Média 22,5ºC.
    Parte de Capitólio está dentro da área do Parque Nacional da Serra da Canastra e fica cerca de 80km da Nascente do Rio São Francisco e da Cachoeira Casca Danta.
    Capitólio está inserido no Circuito Turístico Nascentes das Gerais, além de Passos, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, São João Batista do Glória e Pratápolis.
    A palavra Capitólio vem do Latim, "Capitolium", nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical "capitis, caput" que significa cabeça, topo. O nome capitólio tem sido dado a vários monumentos contemporâneos, como, por exemplo, o de Washington, nos Estados Unidos, no sentido figurado, a palavra Capitólio tem o sentido de glória, triunfo, esplendor. Subir ao capitólio significa triunfar.
    No Lago de Furnas, está submersa parte da cidade de Capitólio e a antiga cidade de Guapé, que foi reconstruída ao lado. Quando as águas do Lago baixam mais de 10 m pode-se ver a torre da antiga Igreja, da antiga cidade de Guapé.
    Que a Hidrelétrica de Furnas foi a primeira hidrelétrica instalada no Rio Grande, para gerar 1.200.000 quilowtts e evitar o colapso energético previsto para a década de 60.
    Economia: Agropecuária, comércio e serviços. Turismo em desenvolvimento.
    Que no Balneário Escarpas do Lago está a maior marina fluvial da América Latina.
    Que as principais notícias são anunciadas no alto falante da Igreja Matriz, como se fosse um jornal.
    A região tem grande potencial turístico e muitos locais para a prática de esportes de aventura. Está totalmente inexplorada.

    Nicole Marta Mattos Silva,5ª série A,São Bernado

    ResponderExcluir
  20. Pesquisa sobre Furnas

    Localizada entre a Serra da Canastra e o lago de Furnas a cidade de Capitólio possui muitos atrativos naturais.
    Conhecida por muitas pessoas como mar de Minas o Lago de Furnas é o principal atrativo do município que também possui o maior numero de embarcações entre barcos e lanchas do estado de Minas Gerais.
    Lago de Furnas
    Criado pela barragem de Furnas, o reservatório de grandes proporções tem 1440 km2, quatro vezes a Baía de Guanabara . Compreende 34 municípios entre eles Capitólio considerada a Cidade ‘’Rainha dos lagos’’
    Muito procurado pelos amantes dos esportes náuticos o lago possui muitos atrativos, mas com certeza o mais bonito é o Canyon onde é possível navegar por grandes paredões rochosos das mais diferentes formas além de apreciar lindas cachoeiras com quedas que caem direto nas águas da represa.
    Uma curiosidade, é que no Lago de Furnas, está submersa parte da cidade de Capitólio e a antiga cidade de Guapé, que foi reconstruída ao lado. Quando as águas do lago baixam mais de 10 m pode-se ver a torre da antiga igreja, da antiga cidade de Guapé.

    Bruno Prado Antonio – 5ª Série Nº 7

    ResponderExcluir
  21. 1º Eu achava que seria chato que iríamos tomar café voltaríamos para o chalé e ficaríamos lá ate chegar à hora do almoço, depois do almoço voltaríamos para o chalé e ficaríamos lá a tarde inteira, mas nada a vê.

    2º Sim superou pra caramba eu pensava que seria muito chata, mas no final foi super legal menos por uma coisa que agente tinha que acordar com o hino nacional, mas em compensação todas as brincadeiras foram legais, as paisagens ainda mais a mais linda foi a do por do sol na represa, mas todas eram lindas.

    3º Muitas coisas como a silvicultura que é quando existe uma plantação uma produção de arvores geralmente de eucalipto.
    Que a vegetação de lá é o cerrado, que tinha arvores só que baixas.
    Que a atividade mais praticada é a pecuária, também que as Serras Gerais separam duas bacias hidrográficas e a curva de nível que evita a erosão.

    4º As pessoas que iam para furnas iam chegando aos poucos e se juntando com seus amigos.
    Juntamos todas as malas todo o que íamos levar carregamos todo o ônibus colocamos o que íamos levar na mão dentro do ônibus e voltamos para fazer a oração. Mas a saída estava marcada para as 10:00h, mas no final acabamos saindo as 10: 45 porque chapadão atrasou um pouco.Entramos todos no ônibus e fomos para o nosso destino FURNAS,todos nos sabíamos que ia demorar muito mas ate que passou rápido porque ficamos fazendo brincadeiras, conversando , comendo guloseimas,zoando e tudo.Paramos para almoçar mas antes é claro que tivemos que fazer uma dança bem maluca só depois que almoçamos ,acabamos de almoçar voltamos para o ônibus e seguimos para o nosso destino.
    Chegando lá descarregamos o ônibus inteiro e ainda era uma descida nossos braços ficaram um bagaço, colocamos tudo no QG. O Dal falou quem estava em cada chalé e também para agente colocar roupa de banho para entrar na piscina ficamos mais ou menos 1hora na piscina depois fomos tomar banho para jantar.
    Antes de descer para jantar todo o chalé tinha que estar pronto, depois que todos tinham jantado a Lívia separou a gente em três equipes azul a minha, avermelha e a verde explicou a brincadeira e fomos brincar de CAÇA AOS LOUCOS foi muito legal.
    Quando acabou a brincadeira ficamos ouvido musica ate meia noite foi 10, depois fomos dormir no meu chalé só eu dormi o resto das meninas ficaram conversando ate 4:00 infernizando as monitoras.
    No dia seguinte tomamos café fizemos um alongamento muito loco com o Grigas depois uma brincadeira que não valia para o placar das equipes e finalmente a brincadeira das equipes que era a CAÇA AOS FAMOSOS que de novo a minha equipe azul ganhou.Entramos na piscina e depois os monitores formaram grupos para mergulhar na represa. Depois a tarde brincamos de splash de bexiga e é claro depois da brincadeira fomos para a piscina ficamos um tempão lá subimos para o chalé nos arrumamos para a balada que foi no meu chalé a balada acabou a meia noite e já que estávamos dormindo em pé de tanto dançar não demos trabalho para as monitoras.
    E o ultimo dia teve a barrigada eu não participei mais só de olhar minha barriga gritava, almoçamos arrumamos as coisas e fomos embora.
    Em Campinas paramos no Mac Donald’s para jantar e direto para a escola.

    5º Eu adorei foi a melhor viagem ate agora, não me arrependo de nada foi muito legal muito obrigada Dal.
    Nome:Heloisa C Pires numero:10 5 serie A São Bernardo.

    ResponderExcluir
  22. Lago de Furnas


    A razão de existir o lago de Furnas foi a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas que foi a primeira usina construída pela Empresa da qual herdou o nome. A barragem está localizada no curso do rio Grande, no trecho denominado "corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Gloria, em Minas Gerais.
    Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em setembro de 1963 e a sexta, última prevista no projeto, em julho de 1965. No inicio da década de 70, foi iniciada sua ampliação para instalação das sétima e oitava unidades, totalizando 1.216 MW, o que colocou a obra entre uma das maiores da América Latina.

    A localização privilegiada da Usina (500 Km do Rio de Janeiro, 400 Km de São Paulo e 300 Km de Belo Horizonte), permitiu que evitasse, em meados da década de 60, um grande colapso energético no Brasil, evitando o racionamento e o corte no fornecimento de energia elétrica ao parque industrial brasileiro. A altura máxima da barragem é de 127 metros com um volume total de 9.450.000 metros cúbicos, o reservatório máximo de armazenamento de 768 metros com um volume

    À Usina

    A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. No início da construção pertencia ao município de Passos, e possui uma potência nominal de 1.216 MW (8 X 152 MW)[1].

    Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.

    O reservatório, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.
    total de 22,95 bilhões de metros cúbicos

    Origem

    Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo IBGE eEm 7 de setembro de 1923, o Arraial dos Franciscos fora elevado a DistrEm 1943, a então vila de Capitólio tentou-se emancipar, mas devido a uma disputa de divisas de terras com Guapé, a tentativa foi fracassada, mas Capitólio se desmembra do município de Guapé e volta a incorporar se ao município de Piumhi. Somente 5 anos depois, em 27 de dezembro de 1948, com a publicação da Lei Estadual nº 336/48, Capitólio finalmente é elevado à condição de municípioito, sendo desmembrado do município de Piumhi e incorporado ao município de Guapé, juntamente como distrito de Araúna.
    Em 2010, sua população é de 8.185 habitantes.Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio. o distrito de Araúna.

    Ana Clara Ferrari Fontana 5 série a
    são bernardo

    ResponderExcluir
  23. Capitólio é uma das tantas cidades mineiras banhadas pelo Lago de Furnas. Há no lugar paredões de pedra, cachoeiras e piscinas naturais. É famosa também pela praia artificial, construída no perímetro urbano, com área de lazer. A cidade tem boa infra-estrutura e o acesso aos atrativos da região é fácil. O local atrai turistas que buscam aventura aliada ao prazer de exuberantes paisagens. Há diversas trilhas e cânions escondidos.

    História e Cultutra
    O que chamou a atenção dos portugueses foram as matas intocadas, no início do século XIX. Em alguns anos, já podiam ser vistas fazendas bonitas e produtivas, sendo que o comércio crescia abruptamente. Em 1830, chegaram os primeiros moradores para a região onde se desenvolveu a cidade.
    Em 1962, Furnas inundou boa parte da região para a construção da hidrelétrica. As águas do Rio Grande alagaram fazendas inteiras, representando naquela época um grande prejuízo para a economia local. Ironicamente, hoje em dia é o turismo gerado com as águas do Lago que movimenta boa parte da economia regional.

    Clima
    Tropical temperado, com temperatura média de 22ºC.

    Vegetação
    Vegetação típica do cerrado, com árvores de porte medio com tronco retorcido; ambientes de animais como tamanduá-bandeira e lobo-guará.

    Relevo
    Relevo rochoso, com algumas montanhas.

    Represa de Furnas
    O mergulho na represa de Furnas é uma das atrações da cidade. A profundidade alcança até 45. Parte da cidade de Capitólio ficou debaixo d’água depois da criação da represa.

    Mayara eid Orlandini
    5° serie chapadão

    ResponderExcluir
  24. Nome: Luã Pascoal Ramos 6°ano A N°18 São Bernardo

    1° item: Como você imaginava que seria a viagem?

    Eu imaginava que seria muito legal, e pelo que eu tinha ouvido antes de viajar lá era um paraíso! Eu estava pensando que seria um sonho que se tornou realidade. Pensei que iria ser a melhor viagem da escola.

    2° item: A viagem superou suas expectativas? Explique.

    Sim. Eu pensava que iria ficar um tempo no chalé, mas, eu nem parei no chalé direito. Tiveram muitas brincadeiras legais, eu adorei nadar na represa e não imaginava que era assim.

    3° item: o que você aprendeu de geografia nesta viagem?

    Que silvicultura é a produção de arvores, e lá tinha silvicultura de eucaliptos, a cada 50 caixas de pizza vão um eucalipto. Que lá em Minas Gerais o principal trabalho era pecuária que é criação de gado. A igreja fica no meio da cidade, a cidade não tem prédios por isso à igreja é o maior das casas. Morros (montanha arredondada) desgastados por agentes externos. Plantação de café tem lá(no fundo da plantação tem o planalto). A montanha calcária suja por tirar o cal que faz tijolo. Vale: dois morros separados por um rio. Seras Gerais (separam dois bacias hidrográficas)bacia São Francisco e bacia Rio Grande. Passamos pela usina hidrelétrica e a agua tinha tons de verde e redemoinhos.
    4° item: Faça um relatório sobre a viagem.

    Fizemos uma viajem de 7 horas,paramos na ida em um restaurante e almoçamos.dai brincamos no ônibus e chegamos e fomos para o chalé se arrumar dai jantamos fizemos uma brincadeira noturna e fomos para o chalé dormir.no dia seguinte acordamos com o hino nacional ,cantamos, e fomos tomar café da manhã,depois alongamos e fizemos um concursso de dança e fomos fazer uma brincadeira,depois fomos a piscina e mergulhamos na represa dai teve o almoço hipie e depois outra brincadeira dai chegou a noite e teve a balada de halloween e nos os meninos fomos ao píer e dai durmimos.acordamos com o hino e fomos tomar café da manhã,alongamos e fomos dar uma arrumada na mala.daifomos fazer outra brincadeira e teve o concursso de barrigada dai arrumamos o chalé e fomos embora.

    5° item: faça uma conclusão da viagem
    Eu amei a viajem,aprendi coisas, me diverti muito e nunca tinha feito uma viagem como esta.Conclusão é um sonho realizado que eu não esquecerei na minha vida!Uma linda paisagem,um chalé confortável foi demais.

    ResponderExcluir
  25. Para fazer se relatório siga os Itens:
    1° item: Como você imagináva que seria a viagem?
    Eu achava que agente ia dormir em chalés de madeira sem luz, achava que ia ter brincadeiras no escuro pensei que íamos jogar bedminton, vôlei pensei que viríamos peixe no mergulho, pensei que a barrigada ia ser na piscina e que ia ter guerra de água.
    2° item: A viagem superou suas expectativas? Explique.
    Sim. Eu não esperava ganhar a barrigada o chalé e melhor que eu esperava a piscina, as brincadeiras de pegar autógrafos com Loucos, Cantores, e Cassa aos símbolos irmos à noite ao píer escutamos estórias eu peguei ema pedra sedimentar muita bonita.
    3° item: o que você aprendeu de geografia nesta viagem?
    Silvicultura guando você tem a proteção de árvores de eucalipto ( Silvicultura de eucalipto ) Furnas Capitólio acima do nível do mar 540 até 560 vegetação característica Serrado. O frango caipira mais musculoso e livre já o frango de granja e uma carne não amadurecida porque a luz fica acesa oi dia inteiro e quando a luz o frango continua comendo. Acada 50 pizzas vai uma árvore de eucalipto.
    4° item: Faça um relatório sobre a viagem.
    Brincamos de pegar autógrafos de Cantores Loucos procurarmos os símbolos Barrigada Festas Hippie, Halloween alongamentos engraçados mergulho na represa piscina o esplex a guerrinha de bexiga...
    5° item: faça uma conclusão da viagem
    Foi legal agente foi na hidrelétrica de Furnas nadamos na represa nadamos, brincamos e etc.

    Lucas Durante Nº19 Unidade São Bernardo 5ºA

    ResponderExcluir
  26. Viagem a Furnas :

    1° Eu imaginava que ; ia ter só um dia de piscina,também imaginava que era só uma grande casa,achava que a represa não ia ser tão bonita,e que só três dias não fossemos aproveitar muito por que passariamos quaze um dia inteiro no ônibus,achava que não ia ter muitas brincadeiras tanto lá e quanto no ôninus,e imaginava que eu ia aproveitar muito a represa por que eu não sei nadar direito.Achava que ia ficar todas as meninas juntas mais ai separou meninas do São Bernardo e meninas do Chapadão.

    2° Teve muita mudança nunca ia imaginar que Furnas seria tão bonita do jeito que é , aproveitamos muito muito mesmo ! os munitores eram super legais afinal eles eram fantasticos.Aproveitei muito a represa,o chalé era super diferente do que eu tinha imaginado.No chalé que eu fiquei tinha só meninas da minha unidade "Chapadão".

    3° Eu aprendi que Silvicultura é a produção de árvores de eucalipto.Furnas é uma região de cerrado,com vários morros,com regiões altas e baixas meio arredondadas.A chuva Orográfica é comum em Furnas por conter muita água.Das montanhas de calcário é tirado o paralelepípedo.A serra é separada por 2 bacias,a serra que chama Serra Geral Hidrográfica é uma represa que se chama Rio Grande e a bacia do São Francisco.Passamos por uma curva de nível.Aprendi também sobre o Mar Morto que é de maior densidade do que os normais, mais sal e isso só tem como flutuar.O morto do nome é porque não tem peixe.E também passamos por uma plantação de Café e Cana. Também aprendi que a galinha caipira é criada normalmente até o abate e a galinha de granja é criada por antibióticos e na hora de dormir a luz fica acesa para eles não pararem de comer, assim ficam mais nova para o abate.

    4°Cheguei na escola e alguns de meus amigos e amigas já tinham chegado,e ficamos conversando.E nada do ônibus chegar,depois de um bom tempo o ônibus chegou e fomos zuando,conversando,brincando escutando musica até chegamos no São Bernardo.Chegando lá colocaram as coisas no ônbus mais isso o pessoal do SB ai a galera do Chapadão desceu do ônibus,ai o Adalberto perguntou se agente estava levando roupa de cama,repelente,roupa de banho etc..... Depois rezamos para seguir a destino a Furnas. No ônibus fizemos algumas brincadeiras como a Corrida de Frango, e Julie Baby.Depois de um tempo chegamos no restaurante,mais antes de irmos comer fizemos a brincadeira do Pistão ,depois ai que fomos entar no restaurante.Almoçamos tudo ai segumimos a destino a Furnas.Logo após algumas horas estavamos

    ResponderExcluir
  27. Continuação :

    aproximando a pousada,ai o Aldalberto começou a explicar sobre o lugar.Chegando até a pousada e começamos a descarregar a mala e os alimentos e colocamos tudo no Qg e nessa ida e volta estáva com uma chuva bem fininha.Depois que tiramos tudo do ônibus separamos cada um no seu chalé.Ai eu e as meninas do chapadão ficamos no QG , ai cada uma escolheu sua cama e colocamos roupa de cama e depois colocamos roupa de banho , e fomos pra piscina.Voltamos tomamos banho e descemos ai teve uma brincadeira que chama Caça aos Loucos jantamos e depois fomos dormir.No dia seguinte acordamos com o hino nacional , tomamos café da manhã que estava uma delícia , depois fizemos um alongamento com o Xande . Depois uma brincadeira de quem dançava mais agitado ,e depois brincamos da brincadeira do paparazi ,logo após fomos pra piscina e depois teve o almoço Hippie , depois do almoço teve o desfile de fantasias , trocamos de roupa e fomos pra brincadeira do Splash , depois piscina e depois a Balada do Haloween que dançamos muito minha amiga Thyfany ganhou como melhor fantasia.No dia seguinte fizemos a brincadeira do Enigma depois fomos na represa e teve o concurso de barrigada a Julia Campos e o Lucas ( bolinha) ganharam , depois uns saltos para brincar que o colerinha mandava para ir a direita ou esquerda.Depois arrumamos as malas e demos adeus a Funas.em fim a equipe vermelha ñ ganhou :( mais valeu a pena depois paramos no Mc comemos e foi pra minha casa chegando lá conte tudo .

    5° Conclusão valeu muito a pena e não fomos lá so pra se divertir e sim pra saber se virar sozinhos .


    Victória 5° serie chapadão numero:28°

    ResponderExcluir
  28. 1º=Eu imaginava uma viagem mais chata,pensei que no onibus aviagem seria longa e cansativa.
    2ºSim,a viagem super superou minhas expectativas.Eu nunca tinha visto paisagens tão lindas e também não imaginava que no onibus seria tão legal,nos fizemos a brincadera do frango,July Baby,dormimos escutamos músicas e mt mais...
    3ºEu aprendi:a cada 50 pizzas uma árvore de elcalipto é extraida.
    As montanhas ficam velhas e desgastadas graças aos agentes externos que são:chuva,vento e luz solar.
    A divisoria de água separa as duas bacias hidrográficas.
    o frango só dorme no escuro,se o dono não apagar a luz para o frango dormir ele não dorme,e fica estressado,e quendo vai ser consumido a carne fica mais dura por conta do stresse.
    4ºNo meu chalé foi uma grande bagunça viramos a noite só as meninas comeram salgadinho e beberam refrigerante,depois que comemos e bebemos tivemos conversas loucas sem noção e rolo até pum!!!kkk.nós morremos de rir,eu ri tanto que até fiquei com dor na barriga.Eu adorei as brincadeiras,gostei muito da piscina e ameiiii o mergulho na represa muito show!!!
    5ºConclui que foi muiiiito legal porque a viagem foi com os amigos por isso foi muito mais legal doque qulquer outra viagem esse é o tipo de viagem que eu nunca vou esquecer.foi muiiiito show.INESQUECÍIIIIIIIIVEL!!!

    MARINA DA SILVA MORAIS Nº22 SÃO BERNARDO

    ResponderExcluir
  29. Relatório de Furnas 2011.

    Estava muito ansioso para que chegasse esta data, estava confirmado desde 2010. Este ano, imaginava que esta viagem seria maravilhosa e muito divertida, um final de semana inesquecível ao lado dos meus amigos, igual ao ano anterior.

    Ainda por cima, este ano tivemos privilégios de veteranos que a deixaram ainda melhor, com novas brincadeiras e novos monitores superando totalmente as minhas expectativas.

    Durante a viagem aprendemos diversas coisas sobre geografia, como por exemplo:
    • Vegetação do cerrado;
    • Silvicultura – produção de árvores (eucaliptos) – cultura de Sílvios;
    • Pecuária;
    • Clima e relevo do sul de Minas;
    • Agricultura
    o Café;
    o Cana de Açúcar;
    o Agricultura de subsistência;
    • Montanhas (Características e uso diário);
    • Extrativismo mineral;
    • Técnicas de plantio;
    • Altitude ao longo da viagem;
    • Estudo das rochas
    o Camadas;
    o Erosão;
    o Desgastes
    o Formação sedimentar;
    • Observação das estrelas, planetas, cometas...
    • Bacias hidrográficas;
    • Chuvas orográficas;
    • Hidrelétrica de Furnas
    o Rio Grande;
    o Características da represa


    28/10/11 – Dia mais esperado do ano: viagem à Furnas 2011
    Fui o primeiro aluno a chegar na escola; após a vinda do ônibus, começamos a carregá-lo; fizemos nossa oração e próximo das dez horas, partimos para Capitólio, MG.
    A viagem durou só uns quinze minutinhos e foi muito divertida com muito Jully Baby e brincadeiras a parte. Paramos para almoçar na cidade de Casa Branca e a brincadeira do Pistão nos animou antes de comer.
    Então seguimos viagem, durou só quinze minutos e chegamos a Furnas.
    A primeira missão na Aldeia do Lago era levar as malas até o “Quartel General”, aquela rampinha surpreendeu muitos dos novatos, em Dal!
    Nosso chalé este ano ficou bem mais confortável e menos barulhento, graças a Deus. Nossos monitores foram o Bruno (novato) e o Vilas Boas. Arrumamos as nossas coisas e fomos nos divertir um pouco.
    Como chegamos cedo, a piscina ficou liberada e todos se refrescaram naquela tarde de sol. A noite teve um Show de Talentos, onde eu, Mariana, Lucas e Giulia Campos dançamos uma coreografia de Hip Hop; da hora!
    Jantamos: tava bom em!
    Depois disso, os monitores nos dividiram em grupos: Que sorte que eu tive, quase todos os meus amigos estavam em meu time: grupo azul. Então brincamos de Caça aos Loucos... Ganhamos huhu!
    Como veteranos, tivemos o privilégio de observar as estrelas e ter uma fantástica aula sobre astrologia com o Colerinha. Vimos muuuuuitas estrelas cadentes.
    Bem cansados, fomos dormir sem 451, ufa! Sábado nos esperava com muitas surpresas.
    ...

    ResponderExcluir
  30. Continuação...

    De manhã, após levantarmos com o Hino Brasileiro e tomarmos café, fizemos um aquecimento bem alto astral com o Colerinha e fomos brincar de “Paparazzo”. Este ano, as estrelas que teríamos de pegar autógrafo eram Shakira, Katy Perry, Pe Lanza, MC Catra e uma figura inusitada que não está morta: Osama Bin Laden. Foi a melhor brincadeira, e novamente, o grupo Azul ganhou.
    Enquanto os novatos foram à represa, ficamos curtindo a piscina, que delícia! Subimos para nos trocar para a festa Hippie. Depois do almoço delicioso, fomos participar do desfile de fantasias. Ganhei na categoria masculina, com excepcionalmente todos os votos, até começaram a me chamar de Murilo Hendrix.
    Colocamos nossas roupas de banho e fomos competir no Splash. Este ano fui com o Muriel e conseguimos o vice campeonato.
    Então chegou a vez dos veteranos mergulharem na represa com mais privilégios: fomos mais para o fundo e nadamos com mais liberdade. Inesquecível!
    À noite, começamos a nos arrumar para a festa Halloween, onde ganhei novamente o concurso de fantasias, vestido de zumbi, sou muito top!
    Este ano, graças a noite bem dormida, consegui aproveitar ao máximo esta festa: Dancei a noite toda com a Isabela Maietto, Bruno, Mariana, Lucas e toda a galera. D+.
    Ainda por cima, a galera da 6ª série foi à uma trilha; acompanhados pelo Prof. Dal, tivemos a oportunidade de aprender sobre a vegetação do cerrado em Minas Gerais. Super legal.
    Com um extremo sono, capotamos na cama, Domingo era um dia longo.
    Acordamos ao som do Hino Nacional e Poneis Malditos – ô música chata. Tivemos logo pela manhã, brincadeiras bem legais e até um concurso de dança. A parte principal foi o “Enigma”, bem legal, tivemos que desvendar o enigma encontrando os símbolos que significavam letras por toda a Aldeia do Lago. Após desvendá-lo, encontramos a palhacinha Isa que nos deu a ordem de nos caracterizarmos igual a ela. Nessa tarefa, a equipe azul ganhou novamente.
    Almoçamos e então fomos para “La Barrigada”. Nesse ano não consegui a mesma proeza do ano passado, mas continuou sendo divertido e dolorido.
    Enfim, chegou a pior hora da viagem, arrumar as malas para ir embora. Que tristeza!
    Pegamos nossas coisas, entramos no ônibus e seguimos para Campinas. Paramos na loja Doces e Queijos onde compramos delícias bem mineiras. Quinze minutinhos depois, chegamos em Campinas e comemos no M’c Donalds. Então adentramos ao recinto do Colégio Doctus e fomos para casa.

    Conclusão:
    Valeu muito a pena esta viagem. Diversão a mil e curtição total.
    Furnas 2011, inesquecível!

    Murilo Augusto / 6ª B / nº 14 / SB

    ResponderExcluir
  31. Gabriela Rangel de Souza – Nº: 05 – 6ª b - São Bernardo

    Capitólio, também conhecida como "A Rainha dos Lagos", localiza-se à margem do lago de Furnas, em Minas Gerais. É pequena, tendo pouco mais de 7.000 habitantes em 2.000 concentra, talvez, as mais lindas cachoeiras que já vi, com grandes lagos, onde se pode nadar à vontade.
    Meio desconhecida da maior parte do público ecoturista, Capitólio, cidade do sudoeste mineiro a 475 quilômetros de São Paulo, reúne rios, quedas d'água e piscinas naturais. Mas são os canyons que mais encantam os visitantes. A cidade fica às margens da Represa de Furnas e bem perto da Serra da Canastra.
    Entre 1895 e 1900 o primeiro nome do povoado surgido de maneira natural e espontânea, foi "CASA DE PEDRAS", passando logo para "ARRAIAL DOS CABEÇAS", em homenagem aos produtores que eram chamados pelo apelido de "cabeças", devido a suas condições de líderes incontestáveis.
    Em 1920 recebeu o nome de "CAPITÓLIO". A palavra "capitólio" vem do latim e se relaciona com o radical "capit", que significa "CABEÇAS" merecida lembrança e regresso às origens da povoação.
    Em 1962, Furnas inundou boa parte da região para a construção da hidrelétrica. As águas do Rio Grande alagaram vales e fazendas, representando naquela época um grande prejuízo para a economia local. Capitólio tem hoje 523 Km² , sendo que 117 Km² estão cobertos pela águas da represa de Furnas .Esse prejuízo do ano de 1962, é hoje a principal atração de Capitólio, conhecida como o “Mar de Minas”As águas de Furnas propiciaram, em compensação o turismo .
    O Lago de Furnas e a trilha do Sol, cortada por riachos e o enorme lago entre cânions, fazem parte dessa paisagem inusitada deste pedaço de sertão. Região de contrastes, Capitólio tem ainda o Paraíso Perdido, uma fazenda utilizada pelo IBAMA para recuperação de animais silvestres.
    Roças - Outra aventura boa aventura pode ser vivida com um passeio pelas "roças", pequenas fazendas da região. O povo acolhedor vai poder indicar belos locais a serem visitados. Para tanto você deverá se dispor a procurar, pois não há nenhum roteiro determinado.
    Cachoeiras - Em busca de beleza e aventura, você poderá percorrer as cachoeiras do município. Com certeza deverá reservar alguns dias para tamanho compromisso, são dezenas de quedas das mais diversas formas e tamanhos, algumas próximas ao centro e outros de difícil acesso.
    Escarpas do Lago - Um dos mais luxuosos condomínios de Minas, o Balneário Escarpas do Lago é servido de dois Clubes, uma das maiores marinas do estado, bar, restaurante, padaria e mercearia, revendedora de barcos e infra-estrutura completa, que já abriga algumas centenas de luxuosas casas.
    Ranchos - Quem procura tranquilidade, simplicidade e lazer uma ótima opção são os "ranchos", simples casas à beira da Represa de Furnas. São inúmeras opões, com pequenas aglomerações ou isoladas, nos mais belos locais do município. Há vários deles disponíveis para aluguel.
    Morro do Chapéu - o mais alto do município , possui a melhor vista da região.

    ResponderExcluir
  32. Para fazer se relatório siga os Itens:
    1° item: Como você imagináva que seria a viagem?
    Eu achava que agente ia dormir em chalés de madeira sem luz, achava que ia ter brincadeiras no escuro pensei que íamos jogar bedminton, vôlei pensei que viríamos peixe no mergulho, pensei que a barrigada ia ser na piscina e que ia ter guerra de água.
    2° item: A viagem superou suas expectativas? Explique.
    Sim. Eu não esperava ganhar a barrigada o chalé e melhor que eu esperava a piscina, as brincadeiras de pegar autógrafos com Loucos, Cantores, e Cassa aos símbolos irmos à noite ao píer escutamos estórias eu peguei ema pedra sedimentar muita bonita.
    3° item: o que você aprendeu de geografia nesta viagem?
    Silvicultura guando você tem a proteção de árvores de eucalipto ( Silvicultura de eucalipto ) Furnas Capitólio acima do nível do mar 540 até 560 vegetação característica Serrado. O frango caipira mais musculoso e livre já o frango de granja e uma carne não amadurecida porque a luz fica acesa oi dia inteiro e quando a luz o frango continua comendo. Acada 50 pizzas vai uma árvore de eucalipto.
    4° item: Faça um relatório sobre a viagem.
    Brincamos de pegar autógrafos de Cantores Loucos procurarmos os símbolos Barrigada Festas Hippie, Halloween alongamentos engraçados mergulho na represa piscina o esplex a guerrinha de bexiga...
    5° item: faça uma conclusão da viagem
    Foi legal agente foi na hidrelétrica de Furnas nadamos na represa nadamos, brincamos e etc.
    Lucas Durante Nº19 Unidade São Bernardo 5ºA

    ResponderExcluir