quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pico do Jaraguá e Butantã 2011




















26 comentários:

  1. Eu sei que a máquina não mente, (nem precisa dizer isso ok? ahahhaa) mais nossa.. aquela foto do banco, eu a lu e a giu, eu estou HORRÍVEL. Jesus Amado.. hahahaa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor pelo belo trabalho que realiza com essa garotada...Isso sim é formar para a vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a viagem professor, os aviões passando pertinho pareciam que iria bater na torre, adorei descer o pico, a parte mais legal foi a da aranha que você fingiu que estava conversando com a planta e ela respondia.
    Eu aprendi que muitos carros saem e entram por minuto na cidade de São Paulo, e que ela lucra muito com isso.
    No Butantã foi muito legal a partes das cobras e das bactérias La no laboratório, a única parte que eu não gostei muito foi à parte do museu mais mesmo assim achei algumas coisas interessantes.
    No Mc donalds foi divertido, mas tinha algumas pessoas que deixava algumas pessoas passarem na frente para comprar. Mas além de tudo isso eu achei muito interessante o passeio.

    Thiago Franco, Nº 29, 7ªA São Bernardo

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei das cobras do Butantã e vimos que lá tem um dos centros que fazem o soro antiofídico e os macacos que apareceram quando estávamos comendo é muito legal saber o tanto de dinheiro que eles ganham só pelos carros que entram e os que saem de lá por causa dos pedágios e isso e que só contamos os carros nem contamos as motos e os caminhões.
    No Pico do Jaraguá eu vi que cansa bastante subir 150 degraus, mas quando chega lá em cima e ate bom ver a cidade de São Paulo mesmo que tenha muita poluição.
    Eu pesquisei e vi que ele tem uma altitude de 1.135 metros, Nos seus arredores foram criados o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área No topo, há duas grandes antenas, sendo uma de televisão, e pequenas instalações comerciais e locais destinados a estacionamento de veículos.
    Walson N°30 unidade CH

    ResponderExcluir
  5. O passeio ao Pico do Jaraquá,foi muito bom,tive a oportunidade de subir ao ponto mais alto de São Paulo, lá nós observamos a cidade,sbre ela estava uma neblina que era a poluição,nós observamos a quantidade de carros que entravam e saiam de São Paulo que, se eu me lembro,eram 62,63.A minha unica queicha é aquela escada enorme pra subir,quase cospi meu pumão!
    Logo após desermos fisemos uma trilha,que na minha opinião foi bem legal,onde também o Leo tomou um capote lindo,no final dela vimos uma porção de macacos pequenos e um deles quase pulou no Dupas.
    Depois nós fomos ao Butantã,lá vimos diversas cobras e aranhas,aprendemos sobre os viros e as defesas do nosso corpo,e que o Butantã é responsavel pela produção de varias vacinas para populasão.
    Ai fomos jantar no MC e voltamos do passeio.

    João Vitor Las Casas Nº18 7ªA SB
    João Vitor Las Casas

    ResponderExcluir
  6. Giovanni Pereira Cascardo n°10 Chapadão
    Muito legal la conseguimos ver como o trafico de carros e a quantidade de carros que há entrando e saindo de São Paulo e o lucro que há vimos um pedaço de Mata Atlântica e alguns animais .Já no Butantan podemos entender melhor como é feito o soro antiofídico de cobras peçonhentas, e como nosso corpo reage a isso.La vimos varias especies de insetos e principalmente de cobras.
    PS:aaa professor vc me quebra com aquela foto,né

    ResponderExcluir
  7. Bárbara Nº03
    Esse passeio foi uma grande oportunidade de eu conhecer varias coisa que nao conhecia como uma trilha(que quase cai na decida) e animais peçonhentos.No onibus foi muito legal apesar do onibus ter quebrado na ida ate ao Pico,aquela escada do pico eu subi mais foi com muito sacrificio junta com minhas amigas.No Butantã pude conhecer dois museus oque eu mais gostei foi o Historico pois mostrava varias coisas antigas e por ser o lugar onde antes ficava os cavalos que produziam os soros e as vacinas contra as picadas de cobra. Na inda ao shopping eu durmi mais foi bom e no mc donalds tive que comer bem rapido mais foi bem legal pois depois alguma de minha amigas q estavam em outro onibus foram no meu onibus.e adorei os munitores.

    ResponderExcluir
  8. ALUNO: Leonardo Blanco Ordonho Nº20 UNIDADE: São Bernardo.(7ªA)
    Bom,achei o passei bastante interessante e educativo,quer dizer eu aprendi muito com as explicações.
    Quando subimos no pico de Jaraguá,fiquei impressionado com o número de carros que saiam e entravam em São Paulo,são em média 60 carros por minuto,o que significa que dá muito dinheiro.
    O que eu mais gostei foi ir ao Butantan,ver as cobras,aranhas,sapos e o laboratório,no qual tinha muitas maquetes representando os vírus e células do corpo,foi muito massa!
    A única coisa que me desapontei foi que na hora das explicações dos animais havia apenas um monitor que sabia explicar,daí nem todos ouviram as explicações do monitor,mas fora a isso foi excelente.
    Parabéns Adalberto,mais um super-passeio!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adalberto!!
    O passeio foi muito LEGAL!!!!Pois ADOREI fazer trilha e saber que no BUTANTAN faz soro contra picada de cobra, utilizando os cavalo!!!

    Muito SHOWWW!!!

    DIEGO CARVALHO ZANARDI 7ª-A - Doctus São Bernardo

    ResponderExcluir
  10. Essa viagen foi muito legal apesar de que o ônibus que eu estava quebro no caminho ( :
    No pico do Jaraguá tivemos que subir muitas escadas de la dava para ver carros entrando e saindo de São Paulo mais também dava para ver a poluição que tinha lá , Tambem é o ponto mais alto de São Paulo [ Latitude : 23° 24’s Longitude : 45° 44’w Altitude : Média de 900m , com máxima de 1.135m Temperatura media anual : 20 °C com máxima inferior 22°C e mínima inferior 18°C Chuva : precipitação media anual entre 1.500 e 1.600 Clima : do tipo CFB,temperado de inverno seco com duas estações bem definidas verão úmido e inverno seco]. Na trilha o professor mostrou uma teia de aranha mais o professor mostrou que essa teia é uma teia bem resistente , na hora que acabamos a trilha nos fomos comer da que começou a aparecer um monte de macaquinhos muito bonitinhos . No butantan e vimos muitas coisas la , vimos soros , animais peçonhentos e muito mais . Essa viagem foi muito legal conheci muita gente legal .

    Larissa Kinjo / N°:21
    Unidade: Chapadão

    ResponderExcluir
  11. Lívia Sanches Bevilacqua nº22 chapadão,
    Esse foi um dos melhores passeios até agora.
    No pico do Jaraguá ,nós subimos de carro d pois subimos para a antena de televisão e conseguimos ver la do alto que os carros passando ,o Adalberto pediu que contasemos quantos carros entravam e siando de São Paulo por um minuto ,chegamos na média de 60 carros que entram e saem e que se multiplicarmos isso pelo valor do pedágio e depois por um mês dav muito dinheiro e esse dinheiro não é bem investido nas estradas.
    Bom o pico tem média de 900 metros e com máxima de 1135 metros de altitude.Com clima tem temperado que no inverno é seco e no verão bem úmido bem definidos,18 C° e 22 C° em média .
    Descemos em uma trilha ,que no meio do caminho encontramos uma aranha que sua teia era muito forte .No começo da trilha era vegetação de Campo de Altitude que é a formação arbustiva e solo mais pedregoso que depois ia mudando para a vegetação de Floresta Ombrófila Densa que são árvores altas com solo rico em húmus .Quando terminamos a trilha paramos para descansar e comer um pouco ,enquanto isso apareceram 5 saguizinhos cinzentos com rabo listrados,estavam tão perto de nós só que é um animal selvagem e pode te morder e ter raiva tivemos q eu tomar muito cuidado.
    Saímos do pico e fomos para o museu do Butantã que primeiro vimos o museu de microbiologia,mostraram os vírus,bactérias ,mosquito da dengue como se prevenir e como que fazem o soro antiofídico que é injetado uma quantia pequena do veneno da cobra no cavalo,o cavalo começa a reproduzir anticorpos para o veneno depois é coletado 15 litros de sangue e por ultimo é separado as plaquetas,hemácias e tal e assim é feito o soro.
    Depois do museu de microbiologia fomos ver as cobras,lagartos,tartarugas ,aranhas e escorpiões.Existem 3 tipos de cobras a cascavel,jararaca e a jibóia .A cascavel tem um chocalho na calda para avisar que esta perto e tomar cuidado,a jararaca já nem avisa e só ataca se a irritar e já a jibóia ela vai pica sem avisar e nem quer saber .E que toda vez que for fazer passeios no mato ir de calça se for um lugar mais pirigoso poem a meia por cima da calça para cobra não subir nas pernas ,a calça jeans protege 50% da cobra te picar.
    Saímos do Butantã e voltamos para Campinas acabando mais um passeio .

    ResponderExcluir
  12. Vicenzzo Dote,7 Série,Chapadao,n28,Passeio Pico do Jaraguá e Butantã
    Nós saímos do chapadão umas 7:30.Chegamos no São Bernardo e eu troquei de ônibus.Uns 20 minutos depois de sair,o ônibus quebrou.Levous uma meia hora até o outro chegar.
    Depois de mais ou menos uma hora,chegamos ao Pico do Jaraguá e nos separamos em grupos. Subimos até o topo e o professor falou um pouco sobre o governo, corrupção e o movimento em São Paulo.Depois descemos uma trilha e fizemos um lanche.
    De lá,fomos ao Instituto Butantã,e visitamos a exposição de serpentes,répteis e insetos,o museu da história e o museu de microbiologia.Depois fomos embora, e no caminho passamos no shopping Serra Azul e comemos no McDonald’s.
    Resumindo,o passeio foi 10!

    ResponderExcluir
  13. A viajem ao pico do Jaraguá e ao Butantã foi uma viajem muito boa, que nela nos podemos observar a entra de carros em São Paulo, e ter uma idéia do que os governos ganham com os pedágios de São Paulo em um mês.
    Após subir o pico de ônibus e observar a cidade de São Paulo, fizemos uma trilha descendo pela mata, nos conseguimos observar alguns animais, e espécies de plantas durante a trilha. Depois fomos ao Butantã, aonde vimos uma exposição muito legal de cobras, aranhas e escorpiões.
    Ainda no Butantã fomos visitar o laboratório de soro antiofídico, como era produzido, aonde e como combatiam o veneno de cobras peçonhentas, no laboratório teve uma exposição de bactérias e vírus, e tam bem fizemos uma experiência em que mostrava a importância de lavar a mão. Passamos e comemos no Mac e voltamos para a escola depois de um passeio muito bom.
    Nº25 CH 7ºA

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito da viajem, pois fomos ao pico do Jaraguá, onde vimos a quantidade de carros que entram na cidade de São Paulo, quanta poluição tem na cidade, vimos o grande tráfego de aviões, depois fizemos uma trilha. Etão fomos ao instituto Butantan que é responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil, lá vimos animais como: cobras, serpentes, sapos, lagartos, aranhas, entre outros.Depois disso fomos ao museu de Microbiologia e também fomos ao museu Histórico onde vimos como é feito os soros que são utilizadas quando alguém é mordido por um animal peçonhentos.

    Vitor Sousa Balista
    n°29
    unidade:Chapadão

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito da viajem, pois fomos ao pico do Jaraguá, onde vimos a quantidade de carros que entram na cidade de São Paulo, quanta poluição tem na cidade, vimos o grande tráfego de aviões , depois fizemos uma trilha. Depois fomos ao instituto Butantan que é responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil, lá vimos animais como: cobras, serpentes, sapos, lagartos, aranhas, entre outros.Depois disso fomos ao museu de Microbiologia e também fomos ao museu Histórico onde vimos como é feito os soros que são utilizadas quando alguém é mordido por um animal peçonhento.

    Vitor Sousa Balista
    n°29
    unidade:Chapadão

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei o passeio , não só por diversao, mas tambem por aprender diversas coisas , entrar em contato com a natureza , mas o que eu mais gostei foi o pico do jaragua , la dava para ver como e Sao Paulo de verdade , tirando a poluição que e um pouco ruin , aprendemos bastante com a aula do adalberto que ele deu la em cima , em seguida fomos descer uma trilha enorme , la no meio agente comeu um lanchinho e depois voltamos a descer a trilha o bom disso foi que agente entrou em contanto com a natureza.
    em seguida agente foi para o instituto butantan onde tem centenas de cobras e outros animais interessantes , depois agente teve outra aulinha com uma mulher que explicou bastante sobre as cobras , os insetos peçonhentos e etc, foi uma aula bastante detalhada saindo do butantan agente estava indo embora e depois nos iamos para um shopping , no caminho foi bem legal , agente passou no meio de São Paulo , sem falar a farra no onibus , chegando ao shopping nos fomos ao mcdonalds comemos e depois voltamos para o ônibus e seguimos para Campinas de volta.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei do passeio pois nos deu uma noção do quanto que a capital do estado, São Paulo, é importante para economia do país, pois entravam muitos carros somente naquela entrada de São Paulo e a cada carro que entra na capital paga mais ou menos 5 ou 6 reais de pedágio, o que é importante para nós sabermos o quanto que gastamos, e quanto eles ganham de imposto nos pedágios ! Sem falar no Instituto Butantan, que apesar da monitoria não ter nos atendido foi muito bom, pois aprendemos sobre as cobras peçonhentas e não-peçonhentas, sobre alguns aracnídeos, alguns escorpiões, répteis entre outros animais... sem contar que aprendemos como o soro antiofídico e fabricado.
    Igor n°15 Chapadão

    ResponderExcluir
  18. Nome: Gustavo de lima Vergamine
    Unidade: CH
    Serie: 7° Serie 8° ano



    Adore muito essa viajem, adorei muitos os monitores eles eram engraçados e sabendo explicar bem , no próxima viajem eu vou em !!!
    Fomos para o pico de Jaraguá subimos e subimos muitas escadas...E viu uma imagem muito bonita das matas , vimos também a poluição de São Paulo , contamos quanto carros entrava aproximadamente e quanto saia.
    Nossa essa foi um das melhores viajem que eu já fiz.com você até agora, aprendi muito sobre as cobras, sobre vacinas, soros. Eu gostei muito do museu vi varias coisa que eu nem sabia como que era antigamente, vi também os tubos de ensaio, telefone. Também fomos para serpentário vimos muitas cobra, aranha sapos e também peixes.
    O Museu Cientifica é onda é inventada os soros e as vacinas aprenderam que algumas doenças nos ajudam a proteger e de outras doenças. Assistimos a um filme falando sobre os viro e as bactérias.
    Você explicou muito bem durante a viajem, gostei da sua explicação de como se prevenir pra não ser picado por cobras e também durante a viajem você explicou muito , vimos uma aranha durante o caminho (trilha) você falo sobre ela nos mostro o tamanho da aranha macho
    Vimos alguns micos enquanto comemos no final da trilha.
    Fomos paramos no Mcdonalds comemos e depois voltamos para a escola e fomos em bora.
    Resumindo essa viajem foi muito bom estou esperando a próxima em !!

    ResponderExcluir
  19. Nome: Gustavo de lima Vergamine
    Unidade: CH
    Serie: 7° Serie 8° ano



    Adore muito essa viajem, adorei muitos os monitores eles eram engraçados e sabendo explicar bem , no próxima viajem eu vou em !!!
    Fomos para o pico de Jaraguá subimos e subimos muitas escadas...E viu uma imagem muito bonita das matas , vimos também a poluição de São Paulo , contamos quanto carros entrava aproximadamente e quanto saia.
    Nossa essa foi um das melhores viajem que eu já fiz.com você até agora, aprendi muito sobre as cobras, sobre vacinas, soros. Eu gostei muito do museu vi varias coisa que eu nem sabia como que era antigamente, vi também os tubos de ensaio, telefone. Também fomos para serpentário vimos muitas cobra, aranha sapos e também peixes.
    O Museu Cientifica é onda é inventada os soros e as vacinas aprenderam que algumas doenças nos ajudam a proteger e de outras doenças. Assistimos a um filme falando sobre os viro e as bactérias.
    Você explicou muito bem durante a viajem, gostei da sua explicação de como se prevenir pra não ser picado por cobras e também durante a viajem você explicou muito , vimos uma aranha durante o caminho (trilha) você falo sobre ela nos mostro o tamanho da aranha macho
    Vimos alguns micos enquanto comemos no final da trilha.
    Fomos paramos no Mcdonalds comemos e depois voltamos para a escola e fomos em bora.
    Resumindo essa viajem foi muito bom estou esperando a próxima em !!

    ResponderExcluir
  20. Professor Primeiramente quero agradecer pela Viagem, o monitores foram super legais e estou a espera da proxima.
    Saimos as 7:15 da Manha e Fomos para o Pico e lá subimos 162 degraus ( essa particularmente foi a pior parte da viagem) mas valeu a Pena.
    Depois disso descemos a trilha e no meio paramos para ver uma aranha (eu não lembro o nome) verde, grande que comia o "companheiro" depois de acasalar.
    Acabamos de descer ( O guilherme caiu [ahusau]) e vimos "micos" comemos e então fomos para o "Butantam" e então fomos ao Serpentário, Museu Histórico, e Museu Cientifico,aonde são fabricados a maioria das Soros e Rémédios por assim dizer.
    Logo então o Professor deu uma "Pequena aula de como se previnir e como fazer se você for picado por uma cobra" e mostrou sua cicatriz.
    Então fomos ao Mc'Donald's ( Minha melhor parte da viagem na minha opinião). então voltamos para casa são e salvos.

    Danie Bolsonaro Vaz Filho 7°Série CH n°5

    ResponderExcluir
  21. Fernanda nº6 7ª serie chapadão

    Gostei muito da vista la de cima do pico do Jaragua, foi meio complicada a subida até ele mais tudo bem, deu para ver a entrada e saida dos carros da cidadede São Paulo e também a poluição.
    A trilha teve muitos obstáculos mais foi divertida.
    Achei o Butantan muito interessante todos aqueles animais no museu biológico, o museu histórico que mostrava como tudo começou, e o museu de micribiologia e a palestra que teve lá que mostrou tudo sobre bactérias e micróbios.
    Adorei o passeio

    ResponderExcluir
  22. Na quinta-feira dia 2 de junho de 2011, foi o dia em que eu e vários colegas fomos ao passeio. Primeiro nós fomos para o pico do Jaraguá. Indo para lá nós fomos observando a paisagem que principalmente era a cidade de São Paulo, antes de chegarmos lá subimos um morro enorme, que parecia que estávamos subindo a serra para ir para praia, quando chegamos lá em cima a primeira coisa que eu observei foi a enorme antena e a gigantesca escada que tivemos que subir para ir até ela. Após subir a escada nós pudemos observar a cidade de São Paulo, depois nós descemos e observamos quantos carros entram e saem da cidade de São Paulo. Depois de fazer isso nós descemos o pico por uma trilha, na trilha nós vimos muitas árvores, plantas insetos etc. Quando nós paramos para comer vimos vários macacos, depois disso nós fomos para o Butatãn. Lá no Butatãn nós observamos diversos tipos de repteis: cobras, lagartos, sapos e tartarugas. Também vimos peixes, aranhas e escorpiões, depois nós fomos para o museu e lá vimos varias coisas e por ultimo fomos a onde eles fazem vacinas contra picadas de repteis entre outras coisas. Eu gostei muito do passeio, foi um dos mais legais que eu já fui e se pudesse iria novamente. Na volta passamos no Mac.

    Nome:Matheus Dupas 7 série N:24

    ResponderExcluir
  23. O passeio foi bem legal,saimos do doctus 7:30 e fomos para o pico do jaraguá,chegando lá comemos e subimos muitos degraus,chegando lá fomos recompensados com uma linda vista,depois o aprendemos que muitos carros entram e saem de São Paulo e que nós pagamos muito pedágio,então andamos por uma trilha,chegando lá em baixo da montanha quase morto de cansaço fomos comer.
    No Instituto butantã olhamos várias cobras,vimos bactérias eu fiquei assustado com o tanto de bacterias que tem em uma gota d'água.
    Chegando no serra azul fomos no mc donalds peguei um mc lanche feliz.

    João Victor Amorim
    7ºA Nº17 SB

    ResponderExcluir
  24. Eu gostei muito da viajem achei muito legal poder ver são paulo de cima e analisar quantos carros entram la por minuto com isso podemos perceber como é a renda so para entrar em são paulo tambem gostei do butantã do museu da ciencia la vimos o video muito interessante.

    Wenderson

    ResponderExcluir
  25. Arthur Pereira Catuaba 7 série a São Bernardo14 de junho de 2011 às 17:37

    EU ADOREI O PICO DO JARAGUÁ,DEU PARA VER O TRÁFICO DE CARROS ENTRANDO E SAINDO DE SÃO PAULO,OS AVIÕES PASSANDO BEM PERTO DA GENTE,E TAMBÉM A POLUIÇÃO QUE É COMUM EM SÃO PAULO.A TRILHA FOI MUITO DIVERTIDA ,DEU PARA VER ALGUNS TIPOS DE ANIMAIS , E TAMBÉM PLANTAS.NO BUTANTÃ EU CONSEGUI , ENTENDER MELHOR A VIDA DAS COBRAS,ESCORPIÕES,E ARANHAS,E TAMBÉM CONSEGUI ANALISAR BACTÉRIAS QUE VOCÊ SÓ CONSEGUE VER COM UM MICROSCÓPIO.ADOREI A VIAGEM .

    ResponderExcluir
  26. Relatório de viagem: (Pico do Jaraguá).
    Adorei a viagem, boa mesmo, divertida e é claro muitas aventuras... A começá-la no ônibus, amigos reunidos todos conversando, ansiosos para a chegada, viagem longa. Quando chegamos lá paramos para dividir os grupos, eram 4 ou 5 grupos, assim que dividimos começamos a subir as escadas para tirar foto e conversar, depois descemos, paramos num cantinho e conversamos sobre quantos carros e quantas pessoas entram e sai de São Paulo em um minuto. Só naquela rodovia passaram-se 71 carros entrando e 70 saindo; (em 1 min), nós percebemos que diversas pessoas entram em São Paulo e saem, imaginamos isso em 1hr, depois em dias, anos. Conclusão: São Paulo tem mais carros e mais gente que devia. Depois nos descemos a trilha, (tombos, conversas, novos assuntos, e é claro estudos: Nos vimos diversas plantas e insetos, entre eles aranhas. Conhecemos os fios telefone de uma aranha *Muito resistente) ahh é, já ia me esquecendo, até com a planta nosso professor falou (pessoas acreditaram que a planta se mexia sozinha.*isso por que o professor apenas pegou Teia de aranha e ficou puxando a planta...).Paramos lá no final da trilha, para descansar e comer. Uma grande surpresa: vários macaquinhos apareceram, pulando de um lado para o outro. No entanto não podíamos alimentá-los, eles não eram acostumados iriam acabar morrendo. Depois de tirarmos fotos com eles e comermos, saímos de volta ao ônibus. Nossa trilha infelizmente tinha acabado, mas o Butantã ainda nos esperava. Voltamos para o ônibus e seguimos a viagem. Quando chegamos lá visitamos três museus, o da criação do Butantã, o de ciências e o dos animais (cobras, peixes, entre outros). Gostei muito do museu de ciências, foi super divertido ver as células e bactérias em microscópios. Maso que eu mais gostei foi de ver as cobras. Principalmente a Naja. Depois disso paramos para conversar sobre o que fazer após levar uma picada de cobra, aprendi coisas legais como: * não amarrar nada para prender o sangue, se não, o veneno fica só naquela parte e voce tem que amputa-la. Pelo fato de apodrecer. *ficar com a parte da picada para cima, para dificultar a passagem do sangue. Entre outras. O mc Donald’s foi super legal também. Adorei a viagem... Aguardo as próximas. Jéssica SB n° 14

    ResponderExcluir