segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Acampamento de Furnas - 2009

Viagem a Capitólio 2009
Acampamento em Furnas

















No dia 9 de janeiro de 1963 o túnel que desviou o curso do rio Grande para a construção da Usina de Furnas foi fechado e as águas que formaram um dos maiores reservatórios do mundo, criou praias, formou cânions e cachoeiras inundou vilarejos e mudou para sempre a história dos 34 municípios que ficam ao longo dos 1.440 km² de extensão do Lago de Furnas.
A sede do município de Guapé ficou praticamente submersa, o que levou à construção de uma nova sede em local definido pela população. O distrito de São José da Barra, então pertencente a Alpinópolis e emancipado em 1994, ficou integralmente debaixo das águas e deu lugar à "Nova Barra", que a pedido do padre Ubirajara Cabral, pároco local, foi construída pela Central Elétrica de Furnas na forma de um banjo.
A maioria dos municípios possuía vocação agropecuária, mas com o alagamento das áreas produtivas diversificaram suas atividades. Surgiram pequenos comércios e o turismo, ainda pouco explorado, apresenta-se hoje como opção natural para geração de renda na região. São cerca de 260 empreendimentos turísticos, entre hotéis, pousadas e clubes náuticos, de acordo com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) que movimentam a economia local, gerando empregos e impostos para os municípios.











O Lago de Furnas é a maior extensão de água do Estado de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo, por isto é chamado Mar de Minas. Alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.457,48 Km², tendo modificado a paisagem dos trinta e quatro municípios atingidos pela sua inundação, com a criação de praias e desfiladeiros. Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO): "historicamente a região guarda a memória das tribos indígenas que ali habitaram, das trilhas bandeirantes em busca de ouro, das fazendas seculares e dos quilombos rebeldes. Muito dessa história submergiu em fevereiro de 1963, quando as águas do lago subiram seu nível por sobre casas, plantações e até mesmo cidades, transformando definitivamente o lugar. Seus habitantes levaram algum tempo para reconhecer a nova paisagem e as novas possibilidades oferecidas pelo grande lago que se formara. Aos poucos, porém, em seus remansos, agradáveis pousadas, férteis pesqueiros e elegantes embarcações foram surgindo e delineando o futuro turístico do Lago de Furnas".




















USINA HIDRELÉTRICA DE FURNAS (1.216MW)
A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira usina construída pela Empresa, da qual herdou o nome. A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.Sua construção começou em Julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em Setembro de 1963 e a sexta, em Julho de 1965. No início da década de 70, foi iniciada sua ampliação para a instalação das sétima e oitava unidades, totalizando 1.216 MW, o que colocou a obra entre uma das maiores da América Latina. A localização privilegiada da usina (500 km do Rio de Janeiro, 400 km de São Paulo e 300 km de Belo Horizonte) permitiu que se evitasse, em meados da década de 60, um grande colapso energético no Brasil, evitando o racionamento e o corte no fornecimento de energia elétrica ao parque industrial brasileiro. A potência prevista no início de sua construção correspondia a 1/3 do total instalado no Brasil. A Usina de Furnas, além de se constituir em um marco de instalação de grandes hidrelétricas no Brasil, possibilitou a regularização do rio Grande e a construção de mais oito usinas, aproveitando, integralmente, um potencial de mais de 6.000 MW instalados.
Na área da usina, encontram-se, ainda, importantes áreas de serviço:
ESTAÇÃO DE HIDROBIOLOGIA E PISCICULTURA: trabalha na criação de peixes para o repovoamento planejado de reservatórios e na conservação da qualidade das águas represadas, servindo a todas as usinas do Sistema FURNAS;
CENTRO TÉCNICO DE ENSAIOS E MEDIÇÕES: presta assistência técnica às atividades de manutenção e operação do sistema elétrico de FURNAS.
Esre Centro é reconhecido nacionalmente por sua especialização nas áreas de instrumentação, medição e de ensaios eletricoeletrônicos, eletromecânicos e físico-químicos. É credenciado pelo Inmetro e faz parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC);
CENTRO DE TREINAMENTO DE FURNAS: é responsável pela formação e aperfeiçoamento da mão-de-obra especializada nas áreas de eletroeletrônica, operação e controle de sistemas elétricos de potência, prestando consultoria e serviços às empresas do setor elétrico no Brasil e no exterior.
CENTRO DE TREINAMENTO DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA: considerado de excelência, este moderno centro ocupa uma área de 30.000 m², às margens do rio Grande, na Usina de Furnas. Realiza treinamentos de combate a incêndio e pânico e está capacitado para apoiar órgãos governamentais como o Corpo de Bombeiros, Batalhões Florestais e empresas do setor elétrico. Este Centro ministra os seguintes treinamentos:

Treinamento teórico e prático de vestimentas especiais e máscaras autônomas de ar (16 horas)
Noções básicas de combate a incêndio e utilização de extintores (8 horas)
Formação de Brigadas de Incêndio (40 horas).

DADOS TÉCNICOS:BARRAGEM:Tipo:
enrocamento com núcleo de argila
Altura máxima: 127 m
Desenvolvimento no coroamento: 554 m
Largura no coroamento: 15 m
Elevação no coroamento: 772 m
Volume total: 9.450.000 m³
RESERVATÓRIO:
Extensão máxima: 220 km
Nível máximo de armazenamento: 768 m
Nível de máxima cheia: 769,30 m
Nível mínimo de operação: 750 m
Área inundada: 1.440 km²
Volume total: 22,95 bilhões m³
Volume útil: 17,217 bilhões m³
ESTRUTURA DE CONCRETO:
TOMADA D'ÁGUA:
Comportas: Tipo - vagão
Quantidade - 8
Altura d'água sobre a soleira - 33,5 m
Dimensões: largura - 4,7 m
altura - 9,7 m
Fabricantes: Rheinstahl/M.A.N.(R.F. da Alemanha)
VERTEDOURO: Descarga Máxima: 13.000 m³/s
Comportas: Tipo - segmento
Quantidade - 7
Dimensões:largura - 11,5 m
altura - 15,8 m
raio - 14,1 m
Fabricante: HIH (Japão)
CASA DE FORÇA:
Tipo: coberta
Dimensão: 186 m x 28 m
Unidades geradoras: quantidade - 8
rotação: 150 rpm
potência nominal: 152 MW
Turbinas: Tipo - Francis de eixo vertical
Diâmetro do rotor - 4,485 m
Fabricantes: 1 a 6 (Nohab/Suécia) 7 e 8 (Nohab/Suécia e Bardella/Brasil)
Geradores: Freqüência - 60 Hz
Tensão nos terminais: 15 kV
Fabricantes: 1 a 6 (Siemens/R.F.Alemanha) 7 a 8 (CGE/Canadá e MEP/Brasil) Transformadores: 26 (operação mais reserva)
Tipo - monofásico
Capacidade total em operação – 1.279,92 MVA
Relação de transformação: 15/345 kV
Fabricantes: Fabricantes: GE (USA) / Jeumont Schneider (França)
Texto retirado de
com o objetivo de estudo, sem fins lucrativos.
Muito bem meus alunos.
Agora vocês já tem subsidios para entender melhor sobre a barragem de Furnas.
O Relatório da viagem deve ser postado aqui.

47 comentários:

  1. furnas pra min foi muito bom,adorei o chalé a pscina.Os monitores sao muito legais e engrassados.
    Todos os momentos foram legais,mas oque mais marcou na viajem pra min,foi quando nós fomos no pier ver as estrelas,e quando fomos mergulhar.
    Adorei a represa.Os dia laforam ótimos ainda mais pelo sól.
    Indo embora paramos para ver a hidrelétrica,muito legal.
    O momento que nao gostei foi quando nós fomos embora,mas isso tinha que acontecer.
    Era muito engrassado anoite no chalé,todos dormindo,e sempre tinha alguma menina gritando pois caiu algum bicho nela.
    A festa tava legal,mas eu estava meio desanimada,mas mesmo assim eu gostei.
    Algumas fotos saiamos com caras feias,e sempre davamos risadas das nossas caras.
    Tudoo foi muuuuuuito bom,uma das minhas melhores viagens,ainda mais que foi com amigos da escola,que adoro todos,e com voce tambem ne professor.
    Beijoos
    n25 6a ch

    ResponderExcluir
  2. Oi aqui é o Carlos Eduardo F. Bussab da sexta série do SB.
    eu to querendo escrever aqui o seguinte:
    Já fui 2 vezes para Furnas , mas desta vez em 2009 acho que realmente foi a melhor; pois deu pra se divertir bastante, conheci novos colegas, insetos diferentes do que os normais que vejo todo dia, também conheci outros munitores e consegui me inturmar com eles.
    e claro... também quero dizer que noi chalé que fiquei tinha muitos colegasm meus (eu tb)que brincaram bastante uns com os outros, zuamos, e tudo mais; eu achei que a comida estava muito boa, e não posso reclamar de nada pois todo o paseio foi muito bom; mas claro teve gente em meus chalé que deu pra ver que tava com um beom humor melhor que o meu, e um deles disse uma frase que acho eu que sera um pouco lendaria e todos se lembraram por um tempo... é essa Ô : "O tio gordinho tem fome, tio " rsrsrs é isso ai meu comentario ja vai acabando então se você tiver lendo Professor Adalberto, acho que eu merewço esse 1 ponto na média em.

    ResponderExcluir
  3. FURNASSS MELHOR VIAGEM!
    Pena que ano que vem num vo pode ir pra
    la, durante esse dois anos eu fui e naum
    me decepcionei.
    Olha se eu tivesse outra chance...
    esse ano foi mais legal, os monitores, meus amigos o Dal(Big Boss), as frases que tiveram...
    Tio..gordinho tem fome tio
    O mergulho esse ano foi mais calmo,
    deu pra ve direitinho, pq ano passado
    num vi nada. O mais legal mesmo foi o colerinha e o celo, no sabado, do nada começaram a imitar arara, eu raxei..
    Júlio 6A SB

    ResponderExcluir
  4. foi muito legal lá,eu fui com eles e foi demais teve muitas brincadeiras legais, participei de todas, teve muita natação, tanto que voltei todo queimado da viagem, fiz alguns amigos novo e fiz o mergulho que foi muito legal, depois fizemos o concurso de pulo no cais, um amigo meu pulo de barriga e doeu tanto que a barriga dele ficou MUITO vermelha e todo mundo disse que sentiu um arrepio quando ele bateu de barriga na água,foram os tres melhores dias da semana e foi muito divertido ter viajado um pouco

    ResponderExcluir
  5. Oie. Aki e o Eric Tadashi Salaes Nakamura da 6ªA do SB.
    Lá em Furnas foi muito legal, nossa no primeiro dia de que nós ficamos lá eu ja me diverti bastante, teva a brincadeira de noite com aas lanternas que nós tivemos que sair procurndo os amimais , no nosso chale teve o bloinha 2hs da manhã ele vai lá pro monitor e fala:"Tiu... gordinho tem foume tiu", nossa cara essa hora eu chorei de rir, ele também tinha um saco de salgadinho na bolssa dele.
    No segundo dia eu gostei + mesmo do Colerinha com o Celo dançando na piscina... tb teve quando nós saimos e noite com o Dal nós ficamo olhando as estrelas e td mais.Adorei

    ResponderExcluir
  6. Os dois anos que eu fui para Furnas foram ótimos mas esse ano foi melhor, tanto por causa da organização por causa do mergulho; que foi a melhor coisa de tudo que fizemos; até mesmo de ir procurar as pedras feitas em camadas(isso por que ninguém sai na rua à meia noite para procurar pedras oO).
    Uma outra coisa boa foi a de não ficar em uma cabana e sim em um chalé, pois ajuda a se socializar com mais pessoas e também com os monitores que ano passado não foram. Outra coisa legal foi a balada dos monstros; ainda mais por que o morador do chalé de cima dançava do mesmo jeito que uma galinha arrota.

    Cauê Piccollo Comparini 6°sérieB São Bernardo

    ResponderExcluir
  7. haha ótima viagem!
    foi bem marcante e já estou
    com saudades!
    abraços dal!!

    ResponderExcluir
  8. n7 5a ch favor rever seu relatório e corrigir alguns errinhos de ortográfia e de horários. e mande novamente.
    prof. Adalberto

    ResponderExcluir
  9. Furnas foi demais! Gostei muito mesmo.
    PS: ainda to em QAP com a marca do meu rádio no ombro aqui! hahaha
    BEIJÃAO!

    NATI

    ResponderExcluir
  10. Saimos da escola às 9:00 da manhã e chegamos no São Bernardo às 9:30. Chegamos em Furnas por volta das 5:30 da tarde. Ficamos três dias lá, no primeiro dia(sexta-feira) brincamos de caça aos animais(acho que é assim o nome) mais ou menos por volta das 8:00 da noite tudo escuro, foi muito legal. No segundo dia (Sábado) tivemos mergulho, brincamos do negócio de achar os artitas para pegar os autógrafos hahahaha' foi muito legal também, tivemos a nossa festa do Halloween a noite e logo em seguida a baladinha dos monstros, deu para curtir bastante também. No terceiro dia (Domingo) tivemos uma manhã livre para qualquer tipo de brincadeira e depois almoçamos um belo churrasco feito pelo melhor professor e seus assistentes, sem contar que todos os almoços da viagem foram ótimos. Saimos de furnas as 1:30 da tarde e chegamos em Campinas - São Paulo por volta das 9:00 da noite. No caminho comemos no Mac Donald's. Agora resumindo na minha opinião, eu amei a viagem foi uma ótima experiência, tanto na convivência com outras pessoas e tanto nas descobertas que fizemos. Obrigado pela viagem professor Adalberto

    Nosso código : Nº4 . 6ªA . CH

    ResponderExcluir
  11. Olá aqui é o Juliano Lopes da sexta serie A e foi minha primeira vez em furnas alias a primeira ves em Minas Gerais e mesmo assim adorei o lugar com campo piscina e outras coisas. A represa é otima no pôr do sol e acho que o que eu mais gostei foi quando fomos no pier e vimos as estrelas, o campeonato de pulo foi outra coisa que eu gostei muito assim como o mergulho, as brincadeiras, os monitores que sao muito engraçados e legais e a todo momento praticamente todos estavam rindo e se divertindo como na festa a fantasia do hallowen que foi muito legal. conclusão: adorei muito furnas.

    ResponderExcluir
  12. Deixar um detalhe do meu marcante no meu ultimo comentário:marcante de inesquecível e também de marca de rádio,de camisa e tudo que o sol nos "MARCOU" haha
    ae dal..agora pelo menos perdemos o branco de
    escritório!

    abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a viagem!! gostei muito de participar de algumas brincadeiras, me diverti bastante, conheci muita gente... VALEU A PENA! e ano q vem tem mais! =P
    até lá, abraços do "CAÇADOR"! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Tudo começou quando era para estar as 8:00 h. da manhã no colégio e eu cheguei junto com o Ônibus ás 8:30 h. mas que bom que não perdi... Lá foi tudo de bom, chegamos na sexta-feira nem percebi o horário mas acho que foi lá pelas 3:00 da tarde; Descemos as nossas malas, e ficamos ouvimos o que o professor tinha de falar e depois entramos na piscina, um pouco mais tarde fizemos umas brincadeiras, jantamos e a equipe campeã foi a primeira a ver o céu maravilhoso e estrelado !
    No dia seguinte (sábado) acordamos com vontade de fazer nada; mas conseguimos ficar correndo atrás dos artistas.Depois fomos fazer mergulho na represa, e depois o campeonato de salto em que eu e um menino ganhamos uma máscara de mergulho por ser os melhores saltos,de noite fizemos uma baladinha do horror, depois fomos dormir meia noite mas eu dormir mas tarde =).. No último dia vimos uma rocha enorme com várias camadas (bilhares de camadas) e do lado avia uma hidrelétrica, o tempo passou muito rápido já estou com saudades de lá mas valeu muito; Beijo*
    n24 5a ch

    ResponderExcluir
  15. Professor, com certeza, foi a melhor viagem que eu já tive.. a melhor viagem com as melhores pessoas! Na quinta-feira eu nem durmi direito , eu tava MUITO ansiosa!
    Saimos do colégio em torno das 9:00 , e chegamos as 17:30.
    De noite fizemos a brincadeira dos animais, foi bem legal!
    No sábado tivemos a brincadeira dos artistas , tinhamos que pegar os autográfos .. os monitores todos fantasiados, foi engraçado demais! depois, fizemos o mergulho , e foi MARA!
    de noite, tivemos nossa festa de halloween, foi legal pra caramba!
    Eu queria que nunca chegasse domingo, mais...... chegou! de manhã ficamos na piscina , e tivemos tambem o campeonato de salto!
    Essa viagem vai ficar na minha memória pra SEMPRE , foi muita curtição , muitas risadas , enfim, extremamente maravilhoso!
    mais, o que eu mais gostei, foi olhar as estrelas ..
    Foi uma sensação incrivel, por mim, eu dormiria lá , hahahaha
    bom, resumindo tudo: FOI INCRIVELMENTE INESQUECÍVEL!

    código: N 18 - 6 A - CH .

    ResponderExcluir
  16. Nós saimos do colegio as 9:00 horas, chegamos ao São Bernardo por volta das 9:30.Chegamos la em furnas por volta das 5:30.Depois de descer nossas malas, fomos ate o chale para arrumar nossas coisas e nos arrumar para ir na piscina, depois fizemos algumas brincadeiras, jantamos e então fomos ver o céu cheio de estrelas.
    No dia seguinte acordamos tomamos cafe da manha e fizemos mais brincadeiras e então fomos na piscina enquanto os outros mergulhavam na represa ate que chegou nossa vez.Mas no fim da tarde teve o campeonato de salto.A noite nos fizemos uma baladinha, todo mundo vestido de monstro.Fomos dormir mais de 12:00.
    No dia acordamos e fomos paar piscinas depois teve um churrasco.Depois do churrasco nos subimos nossas malas ate o onibus.Depois viemos embora.
    Gostei muito da viagem!

    código: N 3 - 5A - CH.

    ResponderExcluir
  17. A viagem foi muito legal adorei todas as brincadeiras em especial a brincadeira dos animais e o salto na represa foi muito divertido espero que ano que vem seja melhor ainda.Adorei o passeio ao pier para ver as estrelas.Sem falar da participação dos monitores que sem eles a viagem não teria sido tão legal. Wenderson quinta série a São Bernardo N:33

    ResponderExcluir
  18. nº16 5A SB
    Quero ir lá de novo estou com saudade
    furnas significa muita coisa para mim pois é como se fosse uma aula de estudos mas não na escola e sim em outros lugares e não parado na sala de aula andando e fazendo coisas novas.é uma maneira de se divertir e ao mesmo tempo aprender com vontade.
    A monitoria os chalés a piscina a represa e as atividades são as coisas mais legais de lá
    A e sem esquecer do concurso de saltos.
    Na viajem nos divertimos muito na volta também aprendemos muitas coisas lá e conhecemos o Rio Grande.
    Conclusão adorei a viajem e pretendo ir em outros lugares para aprender mais coisas na hora que fomos de noite bem acho que vi umas 3 estrelas cadentes que ocorreram logo depois de uma brincadeira na sexta-feira como passou rapido o tempo teve balada e outras coisas
    gostei muito beijoss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Furnas
    Iara Martins gomes

    Eu acordei a seis e trinta me arrumei com muita impougação porque era sexta-feira o dia do passeio da escola.
    Cheguei na escola esperei um pouco o professor chegar com o ônibus para pegarmos os outros alunos no São Bernardo que também iria para o passeio.Pegamos os alunos que faltavam e fomos em destino a Minas Gerais.
    Eram seis horas de viagem, no caminho vimos uma fabrica de cimento Ital, e ai o professor explicou que dessa fabrica que veio o banco Ital .Paramos em um restaurante para comer,depois alguns guardas pararam a gente mais grassas a Deus não foi nada de grave.Prosseguimos a viagem.
    Depois de tanto caminho ter percorrido finalmente chegamos.
    Chegando lá descemos nossas malas para o chalé, arrumamos nossas coisas e colocamos o biquíni para nadar e caímos na água;Já tardizinha brincamos de estourar bexiga;e de noite brincamos de caça os bichos;Jantamos ; fomos até a represa ver as estrelas e fomos dormir a meia noite.
    - Sábado: Acordamos tomamos café; mergulhamos na represa;nadamos;fizemos o almoço brega;esperamos fazer a digestão;nadamos; fizemos o campeonato de salto; nadamos; fizemos a festa monstro; e fomos dormir.
    -Domingo: acordamos; tomamos café brincamos de paparazo; nadamos arrumamos nossas malas, levamos para o ônibus e fomos em borá.
    No caminho vimos uma pecuária extensiva ;uma plantação de café e o mais legal a hidrelétrica descemos do ônibus para observar.
    A VIAGEM FOI +QUE DE +
    EU ADOREI

    ResponderExcluir
  20. Furnas
    Iara Martins gomes

    Eu acordei a seis e trinta me arrumei com muita impougação porque era sexta-feira o dia do passeio da escola.
    Cheguei na escola esperei um pouco o professor chegar com o ônibus para pegarmos os outros alunos no São Bernardo que também iria para o passeio.Pegamos os alunos que faltavam e fomos em destino a Minas Gerais.
    Eram seis horas de viagem, no caminho vimos uma fabrica de cimento Ital, e ai o professor explicou que dessa fabrica que veio o banco Ital .Paramos em um restaurante para comer,depois alguns guardas pararam a gente mais grassas a Deus não foi nada de grave.Prosseguimos a viagem.
    Depois de tanto caminho ter percorrido finalmente chegamos.
    Chegando lá descemos nossas malas para o chalé, arrumamos nossas coisas e colocamos o biquíni para nadar e caímos na água;Já tardizinha brincamos de estourar bexiga;e de noite brincamos de caça os bichos;Jantamos ; fomos até a represa ver as estrelas e fomos dormir a meia noite.
    - Sábado: Acordamos tomamos café; mergulhamos na represa;nadamos;fizemos o almoço brega;esperamos fazer a digestão;nadamos; fizemos o campeonato de salto; nadamos; fizemos a festa monstro; e fomos dormir.
    -Domingo: acordamos; tomamos café brincamos de paparazo; nadamos arrumamos nossas malas, levamos para o ônibus e fomos em borá.
    No caminho vimos uma pecuária extensiva ;uma plantação de café e o mais legal a hidrelétrica descemos do ônibus para observar.
    A VIAGEM FOI +QUE DE +
    EU ADOREI
    5a ch n 12

    ResponderExcluir
  21. N18 5A SB - Para mim, Furnas foi incrivelmente bom. Eu gostei de todas as brincadeiras,principalmente do mergulho e o campeonato de salto,de ver aquelas diversas estrelas e as cadentes, onde em São Paulo não podemos ver tantas assim.
    E eu também gostei de ir lá, por ser uma área preservada e pelas diversidades de animais.
    Ex: Tatu, aranha, tucano, a formiga de Itu e o escaravelho rola-bosta.
    Aaaah, tio gordinho tem fome.

    Foi muito bom.
    Abraços Dal.

    ResponderExcluir
  22. Aqui é a Giuliana da quinta A do SB;
    gostei muito de ir para Furnas, acho que foi o melhor passeio que eu ja fiz com a escola. Pena que muitas pessoas da minha classe não foram. Eles não sabem o que perderam.
    A brincadeira mais legal(que eu achei)de lá foi a do paparazzi,que foi muito divertida.Gostaria de ir lá de novo.Gostei muito das frases que falaram lá com:"O tio gordinho tem fome tio" ou então "Pode jogar bedmilton???"
    Foi muito legal!!!!!!!!!!!!
    um abraço pra todo mundo!!!E um beijão!!!


    Giuliana

    ResponderExcluir
  23. Adorei ir para furnas.Mais o que mais gostei foi quando nos fomos no pier e vimos as estrelas.A represa tabem foi muito boa. emagine so a piscina a agua e muito quente.A bricadeira mais legal foi a dos bichos.O campionato de mergulho foi muito bom o Vitor deu uma barrigada que doeu ate eu mim que nao estava na agua na agua.A comida da tia neusa e muito gostosa dava para comer 2 pratos. Ah e nao esquesendo: Tio gordinho tem fome tio. kkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Nossa furnas foi a melhor viagem que eu já fiz até hoje, lá foi lindo, as estrelas, o mergulho.
    Os monitores eram todos divertidos, as brincadeiras tambem.
    O melhor era acordar e ver a represa com o por do sol.
    O chalé era terrivel dormir com aquelas meninas gritando - zuera.
    As fotos que o tio tirava, ai que vergonha.
    Bom furnas foi perfeito para mim.
    beijoos

    n16 6A CH

    ResponderExcluir
  25. N75ACH

    Oii gente, tude bem ?
    Essa foi minha melhor viajem mais lega, logico la do Doctus foi a minha primeira viajem.

    Nos saimos se São Paulo (Campinas) em direção a Minas Gerais (Funas)as 8:00 horas da manhã .
    mais valeu a pena acordar cedo dinovo.
    agente foi a viagem nossa pimeia parada foi no restaurate Monte Sinai, mas o pio estava po vim os guardas rodoviarios parou umas 2:00 horas depois do Monti Sinai, mas deu uma raiva dos guardas eles pararam agente por 1:00 hora por ai
    depois agente continuou a viagem.
    ANDAMOS UMAS 3:OO horasate a proxima parada,
    ida foi todo mundo zuando no busão mas na volta o contrario todos etavam mortos oskaposaksaop.

    la foi muito legal teve a piscina o mergulho o campeonato de salto e muito mais de bom !!
    Teve o almoço brega o "Helloween" de noite , foi otiiiiiiiiiiiiiimo ! Ainda mais os caras o chale de cima eles dançava que nem uma gazela ! o.O (Gazela dança ?)

    ResponderExcluir
  26. Na sexta feira as oito da manha todos estavamos ansiosos para ir para furnas.
    No onibus a gente canto,brico,se divertiu.
    Chegando la gardamos as malas,colocamos roupa de banho para ir para piscina.Depois tomamos banho e no jantar comemos hot dog,ja de noite fizemos uma brincadeira muito legal.
    No sabado,todos estamos ansiosos com a festa,e tinha tambem o almoço brega que foi muito legal e engraçado.
    De manha teve uma brincadeira que chama paparaze,muito legal tambem.
    No domingo todos estavamos tristes porque era o ultimo dia que iriamos ficar la.Mas nesse ultimo dia aproveitamos bastante,nadamos na piscina e teve o campeonato de saltoque,foi super divertido.
    Ja no onibus voltando para casa,eu estava feliz e triste ao mesmo tempo.
    De noite,antes de ir para a escola paramos no Mcdonals.
    Chegando na escola minha mae estava la me esperando,e fui contando tudo no caminho,que foi muito DIVERTIDO!!!!

    Ana Carolina Rodrigues Darbello

    ResponderExcluir
  27. Eu achei a viagem o máximo, estava ótima, melhor do que a do ano passado.
    Na ida para a pousada apreciamos belas paisagens em Minas: fábrica de cimento, rio, represa.
    Na volta também me diverti muito, dei muita risada, comprei doces.
    Na pousada tinhamos badminton, piscina, brincadeiras, horários livres, tivemos mergulho, passeio na beira da represa a noite, foi uma "festa".
    A equipe de monitores do professor é muito boa ajuda muito para cuidar de todos, está sempre atenta e nos diverte muito, eu adorei as danças dos "astros" da brincadeira, a dança do Celo e do Colerinha, sem esquecer-se da noite de halloween.
    Em um contexto adorei a viagem e achei que estava melhor do que a viagem do ano passado, e queria dizer que quem não deixou seu filho ir por medo da segurança, fique tranquilo, pois, a equipe de monitores do Dal é nota 10, e merece agradecimentos, pois afinal de tudo eles são voluntários.

    ResponderExcluir
  28. sexta-feira,23/10/09,8:00 da manhã,todos do DOCTUS estavam ansiosos para a viagem de FURNAS MG,pois todos que já haviam ido falaram que era um máximo,e era.Na ida vimo uma fábrica de cimento chamada Itaú e o professor começou a explicar que de lá surgiram os donos do Itaú,paramos em um rstaurante para almoçar e seguimos nossa viagem.Chegamos!!!!!
    Logo que chegamos arrumamos nossas coisas e colocamos nossas roupas de banho e fomos nadar,em seguida tomamos banho,jantamos,fizemos uma brincadeira e fomos dormir.
    No dia seguinte nós acordamos,tomamos café,fizemos uma brincadeira chamada paparaze,nadamos,fizemos o almoço brega,fizemos o mergulho,nadamos,fizemos o campeonato de salto,nadamos,jantamos e fomos dormir.
    No domingo estavam todos tristes pois era o último dia,mas valeu a pena.
    Na volta para casa paramos no Mcdonals,em uma loja de doces.
    Eu recomendo!!!!!!

    Larissa Roberta de Lima

    ResponderExcluir
  29. Foi na sexta-feira dia 23 de outubro de 2009 as 8:00 da manhã o dia da viajem de Furnas MG.
    Primeiro o ônibus passou do Doctus d Chapadão e depois foi para o São Bernardo , ficamos no São Bernardo por uns quarenta minutos e depois começou a nossa viajem.
    Passamos por uma fábrica de cimento chamada Itaú, e o professor explicou que foi de lá que surgiu os donos do banco Itaú.
    Paramos em um restaurante para almoçar , continuamos a viajar , e os policiais pararam a gente por mais ou menos 1h.
    Depois disso conseguimos ir em paz para Furnas.
    Chegando em Furnas , depois de descer aquela ladeira gigantesca , fomos arrumar nossas coisas e colocar a roupa de banho para irmos nadar.
    Nadamos e depois fomos tomar banho para jantar, depois da janta teve umas brincadeiras , mas quando deu onze e pouquinho fomos trocar de roupa para dormir.
    No dia seguinte acordamos 7:00 da manhã e fomos tomar café.
    Na hora do almoço teve o tal "Almoço brega" , depois do almoço fomos fazer o mergulho.
    De noite teve a festa do "Halloween".
    No dia seguinte acordamos , tomamos café da manhã , nadamos e tivemos que arrumar o chalé e os que ficassem mais arrumados iriam ganhar um ponto na média , e assim foi : M3-1ponto , M2-0,5ponto , M1-0ponto , F1-1ponto , F2-1 ponto , e eu era do F1 .
    Depois disso fomos embora , paramos no Mc Donald's.
    Foi show essa viajem.
    Beijos.
    Nº6-5A-CH.

    ResponderExcluir
  30. GIULIA BRASIL 6 SERIE A FURNAS
    O que eu mais gostei de furnas é o incrível que a natureza sabe fazer com o sol o vento a chuva para transformar lindos pedaços, em uma pedra, que cada pôr-do-sol um lugar maravilhoso aonde vário alunos pode esquecer um pouco do mundo atual e se infiltrar em lugares geográficos, e saber a bacia hidrográfica q é uma coisa muito importante para nos, incrível também como a energia vá ate a você de um modo delicado e controlador, que quando chove os trabalhadores sabem bem o que irá acontecer.
    E apesar da água há também as matas de vários tipos em vários lugares, plantações que o homem constrói, e que no final de tudo vamos dar mais importância para cuidar por que sem a natureza não sobrevivemos. Um ponto na media =].

    ResponderExcluir
  31. Manuela P. Cury 6 série CH

    Eu achei super legal as brincadeiras, os monitores, o mergulho. O Bom foi que a gente ficou mais livre.
    As melhores partes foi, quando a gente foi no pier ver as estrelas e quando nós fomos fazer o mergulho.
    Mas estava tudo ótimo.
    E quno nós estavamos indo pegar a pedra mineira, nós vimos uma aranha.
    E na volta, a gente parou para ver a represa.

    ResponderExcluir
  32. Foi na sexta-feira no dia 23 de outubro de 2009 acordei cedo, pois estava ansiosa com a viagem de furnas (MG), até que eu acordei 06h00min e cheguei à escola 07h00min, pois não via a hora de partir e já tinha gente. O ônibus chegou as 08h00min e foi aquela festa.Entrando no ônibus conhecemos todos os monitores que ia com a gente. Depois fomos buscar o pessoal do São Bernardo as 8:30 e ficamos até 9:00 nós estávamos muito ansiosos que parecia que nunca íamos partir .
    Ate que enfim partimos para nossa viagem tão esperada. Na viagem ocorreu só uma coisa chata que fui parada pela policia, ai a mim já fiquei preocupada, mas tudo deu certo, são demorou um pouquinho. Chegando lá fomos pra o chalé trocamos de roupa para nadar saímos da pequena e fomos tomar banho para ir jantar depois da janta tivemos uma brincadeira e fomos dormir.
    Acordamos 07h00minh fomos tomar café da manha depois teve o almoço brega, de noite teve a festa de halloween eu fui de bruxa a foi muito lega.
    Amei muito.
    Bjs
    Numero: 18-5ª - chapadão

    ResponderExcluir
  33. Mariana V. de Carvalho 5ª N:22 CH


    Achei o passeio muito legal e divertido.
    Gostei muito da balada que teve do Halloween, do almoço brega, e também do mergulho na represa.
    E lá também é um lugar muito calmo, e bom para descansar.
    As brincadeiras também foram muito legais, estava muito bom o passeio, lá é um lugar que nós não encontramos todos os dias, principalmente a parte de você poder ter a chance de ver as estrelas a noite, sem poluição, é muito demais .
    Recomendo (:

    ResponderExcluir
  34. Nossa,eu adorei a viagem de furnas,foi minha primeira viagem inesquecível para longe sem os pais,a coisa que eu mais gostei de lá,foi o mergulho,foi muito 10,colocar os equipamentos nadar,eu adorei!a comida estava boa,a higiene,o conforto,estava tudo bom!quando fomos ao pier,nunca tinha visto tantas estrelas na minha vida como naquela noite!Os monitores eram muito legais e eu acho que essa viagem não vale a pena perder!E não me esquecendo professor:GORDINHO TEM FOME TIO,KKKKKKKKKKKK!!!
    Heitor Lopes Sartori N°15 São Bernardo

    ResponderExcluir
  35. Eu adorei a viagem de furnas,foi minha primeira viagem para longe sem os meus pais,as atividades que eu mais gostei,foi o mergulho,as brincadeiras;como aquela que tinha que procurar os famosos.Os chalés eram bonitos,as camas confortàveis e limpas.No passeio noturno com o professor Adalberto,nos deitamos no trapiche,e observamos as estrelas,foi lindo ;logo depois fomos procurar pedras,e eu e meus amigos achamos uma aranha com patas enormes,achamos muito interessante.Para mim a viagem foi nota 1000,pretendo participar de todas as aventuras e viagens com o professor Adalberto e sua equipe,pois os munitores foram nota 10.
    ARTHUR PEREIRA CATUABA - NÚMERO : 04 - UNIDADE SÃO BERNARDO --ABRAÇOS ATÉ O PRÓXIMO PASSEIO......

    ResponderExcluir
  36. Leonardo B. Ordonho nº20 Unid. São Bernardo5 de novembro de 2009 às 13:11

    Furnas:ótima viagem,tem várias surpresas,como:um belo rio,chalés bem limpos, um pôr do sol maravilhoso,enfim foi a melhor viagem da minha vida.
    Me diverti bastante lá,além de fazer vários amigos.Os monitores são legais, o Dal é massa e a Rosângela é demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Matheus Dupas
    eu adorei ir para furnas, eu acho que foi a melhor viagem que eu já fiz ainda mais com meus amigos por perto . Apesar de eu não gostar muito de viagens grande e longas adorei muito essa ,puxa 6.00 horas quase não vi o tempo passar... A ida foi mais legal que a volta porque deu ansiedade já na volta eu não queria mais ir embora de lá , pois uma hora ia ter que se despedir de furnas .Quando chegamos em furnas já descarreguei as malas com ansiedade em fim adorei muito as brincadeiras,os monitores que são super engraçados,as festas,comidas,chalé e tudo mais ,mais de uma coisa eu tenho certeza que esses momentos ficaram marcados na minha vida e que jamais vou esquecer da viagem de furnas...n26 5a sb

    ResponderExcluir
  38. NOSSA foi muito legal,cada canto e cada hora tinha alguma coisa pra fazer,eu gostei do campeonato de bexiga eu sai logo na primeira.
    No primeiro dia a gente quase desmaio no ônibus de tanto esperar mas foi tranqüilo .
    Quando chegamos lá foi uma festa (o ruim foi levar as malas!),mas foi exercício .
    Depois do jantar fomos brincar de (caçador) depois fomos ver as estrelas muito legal depois fomos dormir para acordar 6:00 H da manhã .
    No outro dia fomos tomar café da manhã para brincar na piscina,de um negocio que se joga com uma raquete esqueci o nome, até o almoço depois brincamos de paparase foi legal correr atrás do(Roberto Carlos)cansou em! No final da tarde fomos fazer o campeonato de salto no domingo fomos embora (TIU GORDINHO TEM FOME TIU KKKKKKKK).
    N2 5A SB

    ResponderExcluir
  39. N11 5A SB F2
    Furnas foi a melhor viajem! cada brincadeira, com a ótima monitoria, foi horrivel a hora de subir com as malas, mais afinal, perdemos caloria, pois (TIO GORDINHO TEM FOME)
    A brincadeira, dos famosos foi a melhor, mais o Roberto carlos é dificil viu , só queria falar : No tempo da jovem guarda...
    Furnas, vai dar saudades !
    O mergulho então? nossa nem me fala, me da vontade de ir de novo , e ficar por ali !!!
    As estrelas cadentes...
    Ah, Furnas é MUITO LINDO ! MUITO MESMO !

    ResponderExcluir
  40. Mesmo eu não indo a Furnas ,já posso imaginar o quanto que foi legal vejo isso pelas fotos por que imagens falam mais do que palavras,gostotei da sua esuberante úsina e tambem pelo rio,as festas e brincadeiras vistas nas imagens todo o café da manhã as pessoas comendo de boca aberta ,as pessoas tentando durmir no onibus,gostei da natureza e sua vistas.Os cháles pareciam ser bem confortáveis ,resumindo uma viajem linda que não fui mas espero o ano qui vem estar indo para ILHA BELA.PARABENS PELA VIAGEM**! N2 6A CH

    ResponderExcluir
  41. N12 5A SB F2
    Bom, pra mim Furnas foi nota mil!
    O mergulho para mim foi a melhor parte! Eu adorei, ainda mais porque não é salgado...Porque eu não gosto de mar.
    Com a minha lanterna eu vi duas estrelas cadentes, foi a primeira vez que vi uma estrela cadente foi emocionante.
    As brincadeiras muito legais, gostei muito da brincadeira dos famosos...O Roberto Carlos e sua risadinha muito engraçada! ("são tantas emoções")
    Furnas foi ótimo.Adorei e quero ir denovo.

    ResponderExcluir
  42. Furnas foi perfeito
    eu amei, ver as estrelas de noite, nadar na represa e é lindo
    eu nunca vou esquecer furnas foi a melhor viagem até hoje. As brincadeiras, e os monitores super legal, o almoço brega eu nunca vo esquece eu amei tudo muito perfeito, lindo.
    Nunca vou esquecer do por do sol de manhã.
    Amei beijos

    N16 6A ch

    ResponderExcluir
  43. Uma das coisas que mais gostei da viagem foi o campeonato de salto, a barrigada do Victor foi a melhor.
    Outra coisa legal foi o a frase:Tio, gordinho tem fome tio......
    O colerinha e o Celo dançando na piscina foi muito engraçado.

    pena que não vai ter de novo na 7A.

    Guilherme Zarias 6A A

    São Bernardo

    ResponderExcluir
  44. Galerinha, é muito legal ver que vocês gostaram muito da viagem! A monitoria fica feliz em saber! E além disso para aqueles que estão na 5° série, ano que vem tem Furnas de novo e para aqueles que estão na 6° série ano que vem tem Ilhabela, uma nova e maravilhosa experiencia!

    Espero vê-los novamente ano que vem, beijos!

    ResponderExcluir
  45. Dal, agora que eu notei em uma das fotos minhas no mergulho vc agradeceu o trabalho. Fico lisonjeada e eu é que agradeço pelas oportunidades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. n 24 5a sb
    na viagem de Furnas aprendi um pouco como são as paisagens de Minas Gerais . Tambem aprendi sobre as usinas hidrelétricas , ou seja , ampliei meu conhecimento geográfico.
    Fora as brincadeiras educativas e super legais . As brincadeiras estimularam o exercicio e a convivencia em grupo.
    Adorei a viagem , e voltei cansado e de tão legal que foi mal me aguentava parar em pé.

    ResponderExcluir
  47. n:22 5a sb
    Gostei muito de furnas foi a melhor viajem que já fiz com meus amigos.
    Parte ruin foi levar as malas!
    Melhor bricadeira campeonato de salto
    Adorei furnas quero ir denovo

    ResponderExcluir